Anunciante
DESPEDIDA PADRE QUE REVOLUCIONOU ENSINO EM ARAÇATUBA VAI EMBORA; LEIA ARTIGO

Reitor do UniSALESIANO foi chamado para assumir novo desafio em Campo Grande (MS)

Anunciante

Obrigado e até breve, Pe. Luigi!

Em poucos dias, Pe. Luigi Favero deixará Araçatuba para assumir um novo desafio junto à Missão Salesiana de Mato Grosso, em Campo Grande (MS). Pelas raízes e amizades que por aqui criou em quase 20 anos de convivência, ele talvez até aceitasse continuar por mais um tempo como Reitor do Centro Universitário UniSalesiano, mas a obediência ao chamado de seus superiores só confirma o carisma de desbravadores dos salesianos, fiéis ao legado de Dom Bosco, o santo sonhador e grande realizador da educação.

Não há qualquer exagero em afirmar que Pe. Luigi Favero revolucionou e mudou a história do ensino superior em Araçatuba. Quando aqui chegou, em 2002, os salesianos tinham apenas dois cursos superiores e cerca de 400 alunos. Sob seu comando, em apenas um ano, as Faculdades Salesianas ganharam 1.300 novos alunos. Foram criados novos cursos nas áreas de saúde, humanas, tecnologias e engenharias. As mensalidades mais acessíveis atraíram alunos do ensino público e obrigaram as demais instituições a revisarem seus planos.

Em 2005, Pe. Luigi fez o ensino superior avançar ainda mais ao unir as Faculdades Salesianas de Araçatuba com outras duas faculdades de Lins para formar o Centro Universitário UniSalesiano. Com tanto crescimento, foi preciso construir um novo campus, cujo primeiro prédio foi erguido em apenas nove meses e inaugurado em fevereiro de 2006.

Entre seus projetos para Araçatuba estava a criação de uma faculdade de Medicina. Num discurso visionário que fez na Câmara de Araçatuba, em 2004, quando recebeu o título de “Cidadão Araçatubense”, Pe. Luigi revelou esse sonho de trazer um curso de Medicina para a cidade, o que foi concretizado 12 anos depois quando o MEC oficializou o UniSalesiano como vencedor do processo para a instalação do primeiro curso de Medicina do município.

Sob seu comando, o campus de Araçatuba cresceu: foram construídos dois novos prédios onde estão instalados laboratórios de última geração para vários cursos, além do Hospital Veterinário, inaugurado em 2015, e um dos maiores do interior de São Paulo. Em Lins, em 2017, também foi inaugurado um novo prédio, com modernas instalações. A credibilidade e excelência no ensino, levaram o UniSalesiano a conquistar o conceito 5, a nota máxima de qualidade atribuída pelo MEC. Hoje são oferecidos 38 cursos superiores e de pós-graduação, que reúnem mais de seis mil alunos.

Na área social, Pe. Luigi aceitou, em 2003, o desafio de assumir a Universidade Aberta de Melhor Idade (UNA), que passava por grandes dificuldades na época e se tornou uma referência na melhoria da qualidade de vida e valorização dos idosos. Nessa mesma área, no centro da cidade, o UniSalesiano mantém as clínicas especializadas de Fisioterapia e Enfermagem, que atendem cerca de 200 pessoas diariamente.

Sempre ao lado do pró-reitor acadêmico, Prof. André Ornellas, a quem chama de “primeiro-ministro”, Pe. Luigi investiu em prestação de serviços à comunidade com a criação de grandes eventos como a Semana da Cultura e Cidadania, Jornada da Família, Pastoral Universitária – que todo ano envia alunos para o voluntariado missionário junto às aldeias indígenas do Mato Grosso -, Oratório Dom Bosco – que atende mais de 200 crianças nos finais de semana no bairro Água Branca 3 -, Título Doutor Honoris Causa – que homenageou personalidades como Pe. Zezinho, Monsenhor Jonas Abib e Zilda Arns (in memoriam)-, e a Quermesse e Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, que se transformou na maior festa universitária do interior paulista, recebendo cerca de 15 mil pessoas.

Uma de suas últimas grandes obras foi a construção do Centro de Convivência do UniSalesiano, inaugurado em 2019, e que conta com academia, refeitório, sala de descanso, espaço para exposições de arte, capela e salas de atendimento psicológico.

A ausência de Pe. Luigi Favero certamente será sentida em Araçatuba, mas ficam os valores humanos e cristãos de sua obra, sustentados em raízes sólidas e num ambiente escolar de verdadeira família. “A maior riqueza do UniSalesiano são seus alunos”, costuma repetir Pe. Luigi. As inúmeras gerações de profissionais que ele formou nesses últimos 20 anos certamente se lembrarão sempre dele. Que não seja, então, um adeus, mas somente um até breve e muito obrigado!

* Fernando Sávio é jornalista, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do UniSalesiano e Gerente de Comunicação e Ouvidoria da GS Inima SAMAR de Araçatuba.


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.