A Polícia Civil de Guararapes, em conjunto com a Vigilância Sanitária e médicos-veterinários do município, realizou nesta quinta-feira (17) uma fiscalização em estabelecimentos comerciais que trabalham com produtos de origem animal, principalmente açougues.
A ação teve como objetivo verificar a procedência das carnes, as condições de armazenamento e conservação, os prazos de validade e a documentação dos produtos. A fiscalização também está relacionada às investigações sobre furtos de animais, conhecidos como abigeato, registrados recentemente no município.
Durante a fiscalização em um dos estabelecimentos, foram encontradas carnes fracionadas sem comprovação fiscal de origem, produtos com prazo de validade vencido e outras mercadorias consideradas impróprias para o consumo.
Os agentes também localizaram um produto cárneo com características que, inicialmente, poderiam ser compatíveis com carne de animal silvestre. Como não foi possível confirmar sua natureza apenas pela análise visual, o material foi apreendido e encaminhado para perícia.
Ao todo, foram apreendidos aproximadamente 450 quilos de carnes e produtos cárneos em situação irregular. Os produtos considerados impróprios para o consumo foram encaminhados para destruição, seguindo os procedimentos sanitários.
INVESTIGAÇÃO
Segundo a Polícia Civil, os furtos de animais continuam sendo investigados. As diligências buscam identificar os responsáveis pelos crimes, descobrir o destino dos animais furtados e verificar se produtos provenientes desses furtos chegaram ao comércio local.
As fiscalizações terão continuidade em outros estabelecimentos, conforme o andamento das investigações.
