Araçatuba confirmou nesta quinta-feira (17), o registro de dois novos casos de sarampo. Com isso, chega a sete o número de vítimas da doença na cidade, conforme dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica do município.
O que chama atenção é que os casos registrados tem como vítimas principais crianças entre seis meses e dois anos de idade. Os dados divulgados pelo órgão municipal de saúde também indicam que o bairro da cidade mais afetado até o momento é o Jardim TV, com três pessoas infectadas pelo sarampo.
Também chama atenção o fato de cinco entre as sete vítimas da doença confirmadas na cidade até o momento serem do sexo feminino. O primeiro caso de sarampo contabilizado em Araçatuba foi em uma jovem de 18 anos, moradora do bairro Icaraí. O segundo foi um homem de 29 anos, do Parque Industrial, e o terceiro um adolescente de 12 anos, do Jardim Atlântico.
Do quarto ao sexto caso, todos são de crianças que moram no Jardim TV, respectivamente, com idades de seis meses, um e dois anos. Já a sétima vítima da doença, também com um ano de mida, é moradora do bairro São José.
CAMPANHA DE VACINAÇÃO
Desde o último dia 7, o município participa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Até o momento, 806 crianças compareceram às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município e 233 delas precisaram ser vacinadas.
Neste sábado (19), será realizado o DIA “D” de mobilização contra o sarampo. Em Araçatuba, 11 UBSs estarão abertas para atendimento à população que buscar imunização contra a doença. Os interessados podem procurar atendimento nas unidades dos bairros Planalto, São José, Pedro Perri, TV, Atlântico, Umuarama, Iporã, Centro, Dona Amélia, Águas Claras e Alvorada.