Oito pessoas procuraram, até o momento, os serviços de Saúde em Araçatuba apresentando sintomas do novo coronavírus, a Covid-19, doença que se espalha de forma assustadora pelo mundo após fazer milhares de vítimas na China.
Conforme boletim emitido nesta segunda-feira (16) pela Prefeitura, dos oito casos suspeitos, apenas um já teve a doença descartada após a realização de exames médicos. Trata-se de adolescente de 15 anos que viajou para o exterior e teve início dos sintomas em 28 de fevereiro.
Das 8 pessoas que apresentaram sintomas de coronavírus em Araçatuba, quatro viajaram para o exterior e outras quatro tiveram contato com pessoas que foram para fora do país nas últimas semanas. De todos que procuraram os serviços de saúde na cidade, dois foram avaliados por equipes médicas de um hospital particular da cidade e quatro procuraram diretamente o Pronto-Socorro Municipal.
No momento, sete pessoas aguardam resultados de exames para saberem se tiveram ou se estão com o coronavírus. Entre as possíveis vítimas da doença, a mais jovem é uma criança de 3 anos e a mais velha tem 66 anos. As duas viajaram para fora do país.
DECRETO E MEDIDAS
A Prefeitura de Araçatuba publica nesta terça-feira (16), no diário oficial, decreto que regulamenta ações de prevenção ao coronavírus (Covid-19) no âmbito da administração pública. De acordo com o texto, ficam os secretários municipais e chefes de gabinete autorizados a tomar providências imediatas que ajudem na segurança dos servidores e dos cidadãos.
Fica, de acordo com o decreto, suspensas as aulas a partir do dia 23, estabelecendo, no período de 16 a 23 de março, a adoção gradual dessa medida. Também ficam suspensas as férias dos servidores da Secretaria de Saúde e das entidades prestadoras de serviço na área.
No decreto, o prefeito Dilador Borges ainda suspende a emissão de alvarás para eventos que tenham aglomeração de pessoas. Também ficam suspensas as audiências públicas do Orçamento Participativo e as atividades da Estação Cidadania, como também as atividades do Secoi (Serviço de Convivência Infantojuvenil); do CRM (Centro de Referência da Mulher); do CCI (Centro de Convivência do Idoso) e do Sítio Escola.
Também ficam suspensas as atividades coletivas dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e órgãos vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social.
Por fim, o decreto também suspende atividades esportivas, culturais e recreativas com aglomeração de pessoas promovidos por qualquer órgão municipal ou evento considerado propício ao contágio pelo Covid-19.