
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) terá uma sede em Araçatuba e deverá investir R$ 7 milhões no município. A entidade planeja realizar entre dois e três eventos anuais de grande porte na cidade, que estarão inseridos no calendário oficial dos criadores da raça no País.
A sede da ABQM poderá ser instalada em uma área de cerca de 20 alqueires, no Recinto de Exposições “Clibas de Almeida Prado”, que é administrado pelo Siran e está localizado na antiga Fazenda do Estado, transferida este ano para a Prefeitura de Araçatuba.
Nessa área, serão construídas três pistas, sendo duas pela ABQM e uma pelo Siran, em parceria com a Prefeitura. Elas serão cobertas e multiuso, ou seja, poderão ser usadas durante outros eventos a serem realizados no recinto.
PARCERIA
A conquista para Araçatuba foi viabilizada por meio de uma parceria firmada nesta quinta-feira (29), em São Paulo, entre o Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), a Prefeitura de Araçatuba e a ABQM.
As negociações aconteceram com o presidente do Siran, Fábio Brancato, a participação do secretário de Governo, Manoel Afonso de Almeida Filho, e do conselheiro da ABQM, Macário Perez Pria.
“Estamos muito felizes e esperançosos com os frutos que essa parceria irá gerar para o sindicato, associados e toda a região. Aqui será realizado o maior evento equestre do País e isso trará mudanças na movimentação regional, positivamente, para vários setores, entre eles, o de turismo de negócios e comércios voltados para o agronegócio”, diz Brancato.
Brancato destaca que essa foi uma grande conquista para o sindicato, que contou com o empenho dos precursores e criadores Macário Perez Pria e Jamil Buchalla Filho.
O secretário Manoel Afonso Filho, que representou o prefeito Dilador Borges (PSDB) durante todo o processo, afirma que a vinda da ABQM para Araçatuba vai incentivar um novo ramo de atividade dentro das muitas vertentes do agronegócio.
“É uma injeção de ânimo na economia do município e também da região, pois vai gerar muitos atrativos, desde haras até produtos específicos para cavalos, movimentando toda a economia”, analisou o secretário.
Ainda segundo o secretário, a ABQM tem interesse em fortalecer sua logística e Araçatuba é o ponto geográfico ideal para isso, pois está no centro de um raio de 600 quilômetros que abrange 90% dos associados da entidade. “E o Siran abraçou a ideia com muito afinco, pois isso favorece toda a cadeia do agronegócio”, comentou.
Ele destacou também o empenho do criador Macário Perez. “Ele foi fundamental para que conquistássemos a sede da ABQM”, disse.
RAÇA
A raça quarto-de-milha é oriunda dos Estados Unidos e é considerada uma das melhores para a lida no campo, a prática de esportes e especialmente para a equoterapia.
São animais de velocidade, grande docilidade e versáteis, que se apresentam muito bem em várias modalidades atléticas, além de sua grande inteligência.
O animal é utilizado nas provas de três tambores, normalmente vistas em festas de peão de boiadeiro. Cavalos dessa raça são utilizados em provas de seis balizas, provas de rédeas, de laço e corrida, mas especialmente nas provas dos três tambores, que são atração em feiras agropecuárias e festas de peão e rodeios.
Na lida no campo, são considerados os animais ideais no trato com o gado e também para a locomoção em áreas rurais.
Com um trote característico, de passadas longas e suaves, os animais quarto-de-milha são apontados como excelentes para equitação não profissional, especialmente em hotéis fazenda.
Na área da saúde, o quarto-de-milha se destaca na equoterapia, não apenas por seu trote suave e sua complexão física, mas principalmente por sua docilidade e inteligência, que facilitam o tratamento de pessoas com necessidades especiais ou em tratamento para recuperação de movimentos.