Araçatuba
Anunciante
MEIO AMBIENTE AÇÃO LEMBRA 28 ANOS DE ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE RECICLÁVEIS

Acrepom surgiu da preocupação do Centro de Direitos Humanos em parceria com a Pastoral da Juventude

Anunciante

A Acrepom (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis) de Araçatuba está comemorando 28 anos de trabalho e, para marcar essa atuação, durante este mês de julho várias ações serão desenvolvidas. Nesta sexta-feira, 12 de julho, na sede da entidade, localizada no bairro Conjunto Habitacional Castelo Branco, ocorrerá a ação “troque recicláveis por mudas”.

 

Para ter direito de levar uma muda de ipê branco e cartilha informando sobre transplante e cuidados com a planta, o cidadão terá de dispensar cinco itens recicláveis. Para esta ação foram estipulados como recicláveis válidos, cápsulas de café, casco de vidro, garrafa pet e lata de alumínio (bebidas).

 

Conforme a regra para a ação, divulgada nas redes sociais da Acrepom, além de cumprir a quantidade mínima de itens, será entregue apenas uma muda de árvore por CPF. A quantidade é limitada a 100 mudas.

 

Fundada no dia 7 de julho de 1996, a entidade surgiu a partir de uma preocupação do Centro de Direitos Humanos em parceria com a Pastoral da Juventude, ambos da Igreja Católica.

 

Integrante dos movimentos católicos na época, a atual vice-prefeita de Araçatuba e pré-candidata a vereadora pelo Podemos, Edna Flor, foi a fundadora da Acrepom. Iniciativa surgiu durante a Campanha da Fraternidade de 1995, cujo tema foi “Os Excluídos”.

 

Na ocasião, foram identificados cerca de 100 catadores que viviam em condições precárias, dormindo pelas ruas, praças ou nos fundos de depósitos, ao lado de papelão e outros materiais, totalmente expostos à chuva, frio e em situação de total insalubridade. Por isso, segundo Edna, criar a associação foi uma busca da cidadania e de resgate da dignidade das pessoas que estavam excluídas.

 

Em junho de 1997, foi celebrado um convênio com a Cáritas Brasileira - Regional Sul I, que cedeu em comodato, os seguintes equipamentos: prensas, elevador para fardos, balança, triturador de vidro e de papéis sigilosos, além de 25 carrinhos destinados à coleta, nas ruas.  Trata-se do projeto denominado “O Luxo do Lixo”.

 

A Prefeitura Municipal de Araçatuba cedeu, a título de empréstimo, o prédio para a sede, que atualmente está localizada na rua Abramo Gon, 143, no bairro Conjunto Habitacional Castelo Branco.

 

COOPERATIVISMO

A associação atua como uma cooperativa onde tudo o que é arrecadado é destinado à indústria de transformação e o valor é dividido entre os associados.

 

Atualmente há 30 associados, mas de forma indireta a Acrepom atinge, aproximadamente, 100 famílias considerando os “terceiros”, ou seja, pessoas e grupos informais que coletam de forma autônoma o material e vendem para a associação, bem como os adolescentes que cumprem medida de Prestação de serviço à comunidade.

 

Nestes 28 anos, a produção mensal da Acrepom saltou de 70 toneladas mês de materiais recicláveis, para 100/110 toneladas mês.

 

O salário mensal de um coletor de recicláveis em Araçatuba é em torno de um salário-mínimo (R$ 1.412,00). Na associação os coletores recebem café da manhã, almoço, jantar, ajuda de custo para moradia, assistência-médica e odontológica, lazer.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.