O Tribunal do Júri de Araçatuba condenou o réu Elton Dias da Costa, de 27 anos, a dois anos de prisão em regime aberto, por tentar matar um pedreiro, que na época do crime tinha 41 anos. A tentativa de homicídio ocorreu em maio de 2018, na travessa Sérgio Cardoso, no bairro Chácaras TV, em Araçatuba (SP).
O julgamento ocorreu nesta quarta-feira (28), no Fórum Estadual de Araçatuba. Os jurados acataram a tese da acusação e defesa, de homicídio simples tentado. O promotor de Justiça Adelmo Pinho, que representou o MP (Ministério Público), já adiantou que não vai recorrer da sentença.
Logo após ler a sentença o juiz Henrique Castilho, extinguiu a pena, considerando que o réu esteve preso por dois anos.
O CRIME
Conforme descrito nos autos, vítima e autor se conheceram no mesmo dia em que houve a tentativa de homicídio, no local de trabalho do acusado, que no caso era um bar.
Os dois então passaram a ingerir bebida alcoólica, juntos. Depois os dois foram até a casa do pedreiro e continuaram bebendo.
Já na madrugada, o acusado teria amarrado os braços e pernas da vítima, colocando ele sobre um sofá e, em seguida passou a esfaqueá-lo.
Os golpes de faca atingiram o pescoço e mão da vítima, que tentou se defender. O acusado ainda mordeu a vítima.
Em meio a luta corporal, o pedreiro conseguiu se soltar e fugir levando a faca usada no crime. A arma foi encontrada pela Polícia Militar, que também prendeu o acusado em flagrante.
Na época, o réu alegou que atacou a vítima porque o pedreiro teria passado a mão nas pernas dele, enquanto se oferecia.