Neste sábado (20), a polícia conseguiu prender suspeitos de um crime de latrocínio, ocorrido na cidade de Penápolis, graças ao sistema de monitoramento com uso de inteligência artificial mantido pela Prefeitura de Araçatuba.
Desde o início de maio, 60 câmeras de segurança estão instaladas em diversos pontos da cidade com o objetivo de combater a criminalidade, coibir descartes irregulares de lixo e entulho e fiscalizar o trânsito.
A Polícia Militar utilizou os dados do veículo que estaria sendo utilizado pelos suspeitos, e o programa usado para analisar as imagens conseguiu localizar o carro nas ruas de Araçatuba. Foi realizada uma varredura, identificando que o veículo estava na Avenida dos Araçás, onde foi feita a abordagem.
Foram presos dois homens acusados de terem matado um casal em uma propriedade no bairro rural Boa Esperança, em Penápolis. Os suspeitos estavam com o carro das vítimas, que tiveram os pescoços cortados.
Por volta das 8h30, a polícia foi informada que os moradores da propriedade teriam sofrido um mal súbito. Chegando ao local, os policiais encontraram Ana Maria Soares Buranello e Gabriel Buranello mortos.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Osny Caldeira, destacou a importância do sistema de monitoramento. "A tecnologia é uma aliada fundamental na segurança pública, possibilitando uma resposta rápida e eficiente das autoridades em casos como este. O investimento em inteligência artificial e monitoramento é crucial para garantir a segurança da população e o cumprimento da lei.", afirmou.
Há suspeita de que um terceiro homem, morador de Penápolis, também teria participado do crime.