Representantes da IOS Partners, consultoria internacional contratada pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) para fazer os estudos que vão definir a modelagem de desestatização dos seus aeroportos, visitam nesta terça-feira o aeroporto Dario Guarita, de Araçatuba.
Nesta segunda-feira, técnicos da empresa estiveram no aeroporto estadual de Presidente Prudente. Eles realizam inspeções de estrutura física, sistemas e espaço aéreo existentes nos terminais de embarque e desembarque que o governo pretende privatizar.
Durante os trabalhos, os profissionais da empresa contratada também analisam a vocação regional de cada aeroporto, reunindo informações sobre o perfil da população e o potencial econômico e turístico das regiões onde estão instalados.
Presidente Prudente foi a primeira cidade visitada pela consultoria. Nesta terça-feira os técnicos estarão em Araçatuba. Na quarta-feira (29), fazem o mesmo trabalho em São José do Rio Preto e na sexta-feira (31) em Ribeirão Preto.
Também serão vistoriados aeroportos com operações comerciais, loccalizados em Bauru e Marília. Além dos que operam voos em São Carlos e Sorocaba. O plano de trabalho apresentado pela consultoria contratada pelo Estado tem cinco fases, com tarefas que vão desde a realização da análise de mercado, de processos legais, projeções de demanda, estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, além da interface com investidores, apoio no processo licitatório e promoção dos aeroportos.
A previsão é de que os técnicos da consultoria estejam em Araçatuba a partir das 10h desta terça-feira. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o prefeito Dilador Borges (PSDB) deverá acompanhar parte dos trabalhos.