Araçatuba
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MODERNIZAÇÃO AGENTES DE SAÚDE RECEBEM CELULARES PARA AGILIZAR ATENDIMENTOS

Aparelhos permitirão acesso fácil a cadastros de pacientes e serviços da rede municipal

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Como parte da modernização e informatização da Saúde municipal, a Prefeitura de Araçatuba entregou esta semana telefones celulares com aplicativo e sistema de trabalho aos agentes comunitários e agentes de endemias do município.

Foram 81 aparelhos entregues aos agentes de endemias, tendo os agentes comunitários de saúde já recebido os seus, totalizando 380 aparelhos para a saúde municipal de Araçatuba. São celulares que permitem aos trabalhadores fazerem a produção pelo próprio celular. Antigamente, os agentes tinham que sair de casa e registrar o ponto e começar a trabalhar. Com a ferramente, eles já saem de casa e vão direto para sua primeira visita, de onde podem fazer o registro de ponto pelo celular, assim como o lançamento da visita. O sistema permite que os registros de trabalho sejam feitos com o telefone conectado ou não à internet.

A contratação do serviço pelo município se deu em comodato, cuja responsabilidade por assistência técnica e substituição em caso de não haver reparos serão da empresa contratada pela Prefeitura. O aparelho é configurado para ser intransferível e de uso exclusivo do agente ao qual é cadastrado, impedindo uso indevido.

Os telefones possuem aplicativo que permite cadastro e lançamento de visitas, com sistema que fornece automaticamente informações de indicadores de total de domicílios, famílias, provenientes do e-SUS, podendo conferir os pacientes e localidades já visitados e a visitar, com as necessidades de atendimento de cada natureza específica. “Tem todos os indicadores que eles necessitam para desenvolverem um bom trabalho e atingir a maior cobertura, como a meta de atingir 100% de efetividade”.

AGILIDADE E OTIMIZAÇÃO

Cristiane Camargo de Almeida, diretora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Araçatuba, explica que o custeio dos serviços, incluindo a contratação da empresa fornecedora dos equipamentos, se dará por meio de verba provida pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal.

“O sistema é parte do processo de informatização da saúde, que torna muito mais rápida a comunicação dos dados e, consequentemente, a gestão da saúde pública. Assim, também é a conferência dos dados para levantamento e análise do bom emprego do investimento, pelo qual o gestor local presta contas ao governo federal automaticamente, pois os dados são enviados imediatamente aos sistemas de controle. Caso o gestor local não justifique os investimentos, o governo reduz o envio dos recursos”, explica.

Ainda sobre a nova tecnologia, Cristiane ilustra que novos serviços facilitarão e darão mais fluidez aos atendimentos, já que o sistema registrará os históricos dos pacientes, ajudando os servidores a informarem medicações e vacinas tomadas, além de permitir solicitações e agendamentos diretamente pelo aplicativo, sem necessidade ir às UBS. Futuramente, também será implantado o sistema de consulta on-line, pela qual o paciente será atendido de onde estiver, podendo fornecer informações que agilizem os procedimentos, economizando o tempo de deslocamento, de espera em ambiente hospitalar e de atendimento presencial.

Além disso, permite controlar as saídas de medicações e insumos por paciente, o que evita retiradas excessivas, incluindo responsabilidade dos operadores que entregam os itens, assim como triagens por bairros e áreas de situações endêmicas e interliga as unidades de saúde, para melhor comunicação e resolutividade entre elas.


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