Policiais militares ambientais resgataram, na última segunda-feira (6), um filhote de gato-do-mato em um sítio no bairro rural Saltinho do Coroados, em Penápolis (SP). Ele foi encontrado por funcionários de uma usina que trabalhavam na colheita da cana-de-açúcar.
Durante a Operação Impacto/Piracema, uma equipe foi solicitada a comparecer na propriedade rural, para a entrega de filhote de onça. Chegando ao local, os policiais foram recebidos pelo caseiro, que lhe deu o animal, constatando que era um gato-do-mato.
Ele ainda disse que o felino tinha sido encontrado por trabalhadores de uma usina da região. Por se tratar de um animal nativo e de pequeno porte, foi encaminhado para uma associação protetora de animais em Assis (SP).
ESPÉCIE
O gato-do-mato-pequeno é um mamífero da família dos felídeos, originário da América Central e América do Sul. É aparentado à jaguatirica e ao gato-maracajá.
Está espécie é listada como vulnerável na lista vermelha da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza), sendo a população ameaçada pelo desmatamento e conversão de habitat em terras agrícolas.
O animal cresce até 38 a 59 centímetros de comprimento, mais uma cauda de 20 a 42. Embora seja um pouco mais longo do que o gato doméstico médio, é geralmente mais leve, pesando 1,5 a três quilos.