A Secretaria de Saúde de Andradina em parceria com o Hospital Ritinha Prates realiza, nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro, a partir das 8h, na Praça do Céu das Artes, uma avaliação para quem precisa de: cadeira de rodas monobloco; cadeira de rodas motorizada e cadeira de banho com recline.
Para participar da avaliação é necessário apresentar cópia do RG e CPF, do cartão SUS, comprovante de residência e receita médica, que pode ser fornecida por médicos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, com o CID e indicação da cadeira ideal para a necessidade do paciente.
O Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV Ritinha Prates, de Araçatuba, atua no atendimento de pessoas com necessidades especiais, especialmente com a doação desse tipo de equipamento.
O objetivo do programa é promover o estabelecimento e cumprimento das ações voltadas a qualidade de vida, assegurando a igualdade de oportunidades às pessoas com deficiência. A garantia deverá resultar no provimento de condições e situações capazes de conferir qualidade de vida, com a plena observância das Políticas Nacionais de Saúde da Pessoa com Deficiência.
A entidade disponibiliza gratuitamente equipamentos para os pacientes inseridos entre os 40 municípios que compõe o Departamento Regional de Saúde (DRS-2). Durante as avaliações também é realizada as medidas do paciente para que dispositivo atenda ás necessidades e o perfil de cada paciente.
“As pessoas que tenham problemas com locomoção devido comorbidades físicas, do município, devem participar desta avaliação”, disse a coordenadora municipal de Atenção Básica, Carla Back.
Para a secretária de Saúde, Maristela Marinho, a contribuição do equipamento é fundamental para a saúde do paciente, pois se torna um dispositivo indispensável para aqueles que necessitam de forma permanente. “As doações vão ajudar e oferecerá mais qualidade de vida aos pacientes e por isso quero parabenizar a entidade Ritinha Prates por essa iniciativa”, disse.