A APA (Associação Protetora dos Animais) de Araçatuba, cujas atividades estavam suspensas desde 2016, foi reativada e já tem nova diretoria. Objetivo da entidade é desenvolver projetos sociais de conscientização, educação e de combate aos maus tratos contra animais no município.
A diretoria que irá responder pela entidade sem fins lucrativos até 2023 foi eleita em março do ano passado. A assistente social Marilda Rosangela de Oliveira, que assumiu a presidência, contou que para voltar a operar de maneira legal o grupo teve de pagar dívida de mais de R$ 1,5 mil junto a Receita Federal, onde o cadastro nacional de pessoa jurídica da APA era considerado inapto devido ausência de declaração da entidade.
Marilda falou que sempre atuou como protetora animal independente. “Também já integrei grupos com o mesmo propósito. No entanto, ao reativar a APA nossa intenção é apresentar para a sociedade local um trabalho diferenciado, embasado em projetos e propósitos que possam melhorar a condição do animal que vive na área urbana, com reflexos positivos para a sociedade”, disse.
De acordo com a presidente da APA todas as ações deverão ser desenvolvidas a partir da parceria. Na opinião dela, para que o trabalho seja solidificado é preciso que haja o envolvimento de todos os setores.
“Vamos atuar fortemente no combate aos maus tratos, no resgate dos casos extremos. Mas também queremos conscientizar a população através de ações educativas juntos com outras entidades para que cada vez mais possamos reduzir os extremos quando falamos em causa animal”, adiantou.
Marilda evitou falar sobre o passado da APA, que já foi uma das principais, senão a principal entidade de defesa animal de Araçatuba.
A presidente atual da APA preferiu reforçar que a diretoria está focada em escrever a partir de agora uma história de projetos possíveis e de sucesso para a entidade.
A assistente social pontuou que para reativar a associação contou apenas com os atuais membros da APA e de sua rede de apoio composta por profissionais voluntários, fazendo questão de afastar qualquer possibilidade de apoio político para a ação.
“Começamos independentes e projetamos permanecer desta forma. A transparência dos atos da APA também é uma de nossas metas”, afirmou.
CONTATO
Para divulgar o trabalho da associação a APA irá usar as redes sociais como canal. No Instagram o endereço é https://www.instagram.com/p/CaQp4pNLTru/?utm_medium=share_sheet. Pelo Facebook basta procurar pela página da APA Associação Protetora dos Animais de Araçatuba. Há ainda o email apaaracatubasp@gmail.com
A entidade também disponibilizou um número de WhatsApp (18) 99177-9339, no qual a população poderá obter informações, fazer suas inscrições nos projetos de castração social quando estes forem abertos e também realizar suas denúncias.