
A Prefeitura de Buritama assumiu, nesta quinta-feira (03), a administração da Santa Casa da cidade. O decreto oficializando a medida foi publicado após a constatação de diversas irregularidades, envolvendo desde negligência médica a falta de prestação de contas.
Foram afastados dos cargos o provedor, administrador, conselho diretor, conselho fiscal e conselho consultivo da Santa Casa.
O prefeito da cidade, Tiago Luiz de Oliveira (PP), que é médico, nomeou o advogado Davi de Brito Santos, como interventor. Ele ainda apontou como gestores Ruthiele Dias Peres; Mara Andrea Simonato; Alessandra Maruchi; e Wesley Edson Rosseto.
Para acessar a direção do hospital na manhã desta quinta-feira, a nova equipe precisou do apoio da Polícia Militar, que foi chamada para conter um princípio de tumulto.
Ao anunciar a intervenção, inicialmente prevista por 180 dias, o prefeito Dr. Tiago, disse que a saúde continuará sendo a prioridade, independente de bandeira política. O político foi aplaudido pelos populares, em frente ao hospital.
O objetivo da intervenção é fazer um levantamento da situação financeira operacional e de gestão do hospital, além de regularizar serviços, principalmente, de urgência e emergência.
No decreto que oficializa a intervenção municipal é mencionada a deficiência dos serviços prestados pela Santa Casa, que tem, conforme último balanço, de 2023, um passivo de R$ 10 milhões.
MORTE
Mais de 20 irregularidades foram apontadas pela prefeitura, entre eles a morte de Pietra dos Santos Lopes, ocorrida no último domingo (30), e a morte de um paciente, em maio do ano passado, por dengue, com suspeita de erros, equívocos técnicos sucessivos, imperícia da equipe médica e negligência do hospital. Pietra era moradora de Lourdes, e passou por três atendimentos no hospital com quadro de dor abdominal, antes de falecer. As mortes são investigadas.
Outros problemas envolvem a prestação de contas, o bloqueio do repasse de verbas do município e a falta de pagamento de funcionários referente a fevereiro. Segundo a administração municipal, no momento, não haverá mudança no quadro de profissionais e os atendimentos estão normalizados.
A Santa Casa é o único hospital de Buritama e atende também pacientes dos municípios de Zacarias, Turiúba, Lourdes e Brejo Alegre, somando uma população de mais de 25 mil pacientes. A parceria com essas cidades será mantida durante o processo de intervenção, segundo o prefeito.