Araçatuba registrou, na madrugada desta sexta-feira (12), a 9ª morte por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com nota emitida à imprensa pela assessoria do Hospital Unimed, é o primeiro óbito registrado na unida de saúde.
Trata-se de uma idosa de 92 anos, residente de Araçatuba, que estava intubada e em ventilação mecânica na UTI Adulto. A assessoria não informa desde quando a paciente estava internada e se apresentava outros problemas de saúde, além da Covid-19, confirmada por meio de exames.
Conforme boletim divulgado pelo Hospital Unimed no final da tarde de quinta-feira (11), haviam internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da instituição quatro pacientes com confirmação para o novo coronavírus e outros dois com sintomas da doença. Todos eles intubados e respirando por ajuda de aparelhos. Outros dois pacientes com confirmação estão em isolamento, situação igual à de quatro pessoas que ainda esperam por resultados de exames.
SITUAÇÃO QUE PREOCUPA
Em apenas quatro dias, Araçatuba teve um acréscimo de 37 novos casos positivos para Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Não bastasse, no mesmo período, a cidade registra mais duas mortes suspeitas, o que pode elevar para 11 o número de vítimas fatais da síndrome respiratória que atinge o mundo e que, no Brasil, já cresce de forma assustadora para o interior dos estados.
Conforme boletim epidemiológico divulgado pela Santa Casa nesta quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi, morreram na Santa Casa, nesta quarta-feira (10), dois pacientes com idades de 43 e 90 anos que estavam internados em atendimento de emergência do hospital com sintomas da Covid-19. Foram colhidos materiais para realização de exames pelo Instituto Adolfo Lutz, que deverá informar se a causa dos óbitos foi ou não o novo coronavírus.
Sobre a quantidade de pessoas infectadas pela Covid-19 nos últimos dias, o aumento galopante dos calos pode estar associado à abertura das atividades econômicas na cidade. Nas últimas semanas, aumentou o número de pessoas circulando pelas áreas públicas do município, em especial a região central e Calçadão da rua Marechal Deodoro.
Boletim divulgado na tarde desta quinta-feira pela Secretaria de Saúde mostra outros números que assustam, como o de pacientes internados com casos confirmados de coronavírus ou que estão à espera de resultados de exames. Na segunda-feira eram 16 pessoas do município hospitalizadas e conforme a última atualização são 22.
Os casos de pacientes que aguardam resultados de exames também crescei muito nos últimos quatro dias. No início da semana eram 68 pessoas com sintomas de Covid-19 aguardando por exames laboratoriais. Atualmente, são 116 pacientes na expectativa de saberem se contraíram ou não a doença.