A Secretaria de Saúde de Araçatuba confirmou, na noite desta sexta-feira (09/09), mais três casos positivos de monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos.
Com a confirmação, o município passa a contabilizar quatro casos positivos da doença. Em 23 de agosto a Secretaria de Saúde havia divulgado que um homem, de 30 anos, estava sendo monitorado, por ter testado positivo para a doença. O paciente tinha histórico de viagem pela Europa.
As três pessoas que positivaram para a doença são do sexo masculino, com idades de 20, 22 e 31 anos.
Em nota a vigilância epidemiológica disse que está investigando como ocorreu a transmissão e a possibilidade de ter sido no município e, “assim que houver o fechamento desta fase investigatória, os detalhes serão divulgados”.
A Secretaria de Saúde informou ainda que todos os três novos doentes estão em isolamento domiciliar, sem necessidade de internação.
CUIDADOS
A transmissão pode acontecer a partir do contato direto com lesões cutâneas, crostas ou fluidos corporais de uma pessoa infectada, pelo toque em objetos, tecidos (roupas, lençóis ou toalhas) e superfícies que foram usadas por alguém com a doença, além do contato com secreções respiratórias.
Com informações do site www.aracatubaemfoco.com.br