Desde o início deste mês Araçatuba (SP) passou a contar com o serviço de ossário no cemitério municipal Recanto de Paz, localizado no bairro Rosele. O espaço recebeu o nome de “Ossário Azaléia” e é fruto de um investimento de R$ 35 mil, em recurso do próprio município.
De acordo com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Araçatuba, o novo espaço possuí capacidade de 160 lóculos (espécie de gaveta), sendo cada um com 80 centímetros de profundidade. As espécies de gavetas são individuais e identificadas por meio de placas com o nome da pessoa ali “sepultada”, facilitando a identificação por parte dos visitantes.
Assim como já ocorre com os demais serviços ofertados pelo cemitério Recanto de Paz, as informações sobre a utilização do espaço estão todas catalogadas, em sistema informatizado, no setor de administração da necrópole.
Para a utilização do serviço é cobrada uma taxa anual atualmente no valor de R$120,00. As famílias interessadas em fazer uso do ossário deve procurar o escritório do cemitério para ser informado sobre a possibilidade da utilização do local.
JÁ ESTÁ FUNCIONANDO
O “Ossário Azaléia” já está aberto para a utilização. Portanto, os munícipes que tenham entes queridos sepultados há mais de 3 anos no cemitério Recanto de Paz, e que não possuam sepultura perpétua e estejam em sepultura temporária, podem utilizar o serviço. Mas para isso, é necessário consultar a administração da necrópole sobre a remoção para o novo espaço.
A única ressalva é para os indivíduos que tiveram o óbito ocasionado pela covid-19, cujo prazo mínimo para a exumação é diferenciado e necessita de consulta da administração do cemitério.