A Prefeitura de Araçatuba vai distribuir coleiras gratuitamente para proteger cães saudáveis contra a leishmaniose visceral. A campanha, lançada ontem (27), intitulada Fora Leish, será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde. A ação é inédita, no município.
O acessório que será distribuído tem repelente que impede que o mosquito transmissor da doença ataque o animal. A ação vai começar pelo bairro Turrini, que possui maior incidência de casos positivos para leishmaniose, seguindo para os demais bairros até que atinja toda a cidade.
O contato com as famílias tutoras dos cães será feito a partir da visita, de casa em casa, pelos agentes de saúde. Todos os cães domiciliados maiores de três meses serão encoleirados. A coleta de sangue para exames é feita apenas em animais maiores de seis meses.
A coleira será trocada a cada seis meses, período em que será feito um exame de sangue no animal. O material coletado irá para o Centro de Controle de Zoonoses, onde passará por teste rápido. Caso haja confirmação da leishmaniose, o material então será encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz para exame confirmatório.
Participaram da cerimônia de lançamento campanha o prefeito Dilador Borges, o chefe de gabinete Coronel Borella, vereadores, a secretária de Saúde, Carmem Guariente, a pesquisadora científica do Instituto Adolfo Lutz, Juliana Castilho e, através de videoconferência, a pesquisadora científica e gerente técnica do Grupo de Epidemiologia, Vera Lucia Fonseca de Camargo Neves, representando o Governo do Estado de São Paulo.
SÍMBOLO
Ao final da cerimônia, o cachorrinho Caramelo, mascote da campanha Fora Leish, foi encoleirado pelo prefeito Dilador Borges, marcando oficialmente o início das ações em Araçatuba.
A campanha terá duração de quatro anos. O projeto foi ofertado para Araçatuba pelo fato de o município ter ações de controle da leishmaniose bem-organizadas, equipe específica para o combate e todos os insumos necessários para o diagnóstico canino e humano.