Cinco cidades da região administrativa de Araçatuba recebem, nesta quarta-feira (20), as primeiras doses da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Serão 10.920 ampolas da Coronavac, imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
Na noite desta terça-feira (19), a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde informou por meio de nota à imprensa que na região, serão enviadas doses da vacina para Araçatuba, Birigui, Andradina, Penápolis e Guararapes.
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Araçatuba receberá 3,6 mil doses da Coronavac. No entanto, o município receberá outras 3,9 mil doses que serão destinadas ao GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica), órgão ligado ao Estado que agrega serviços de Saúde no município em mais 39 cidades da região.
Esta é a primeira remessa de doses da vacina contra a Covid-19 feita a municípios do Noroeste de São Paulo após a aprovação da Coronavac, no último domingo (17), pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Na ocasião, o órgão federal também aprovou o imunizante criado pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório Astrazeneca, que ainda não está disponível no país.
Depois de Araçatuba, a segunda cidade a receber a maior quantidade de doses de vacina nesta primeira remessa é Birigui, para onde serão destinadas 1,3 mil ampolas. Andradina receberá 960; Penápolis outras 840 e Guararapes ficará com 320.
PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Apesar de os municípios da região já terem divulgado planos de vacinação para grupos determinados de pessoas, as primeiras doses serão aplicadas em profissionais da Saúde, especificamente naqueles que tem contatos diretos com pessoas infectadas pela Covid-19.
Em Araçatuba, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou na noite desta terça-feira que as doses da vacina deverão chegar a cidade no início da tarde. A previsão é de que as primeiras doses sejam aplicadas, nem que de forma simbólica para marcar o início da imunização na cidade, ainda nesta quarta-feira.
A cidade tem em torno de 9 mil profissionais, de todas as categorias, que atuam na área da Saúde. No entanto, os primeiros vacinados serão aqueles que atuam em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e enfermarias que estão recebendo, exclusivamente, pacientes infectados pela Covid-19.
A Prefeitura de Araçatuba ainda não sabe informar se as 3,6 mil doses serão aplicadas na totalidade ou se metade deverá ser guardada para que os primeiros imunizados recebam a segunda dosagem como preveem os fabricantes. O cálculo é de que as doses devem ser aplicadas com um intervalo de 14 a 28 dias entre uma e outra.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, Araçatuba registra um total de 235 mortes em decorrência da doença, que infectou até esta terça-feira 11.643 moradores. A cidade tem 53 pessoas internadas, das quais 19 estão em UTIs onde 15 delas respiram com ajuda de aparelhos.