Região 018
Anunciante
CRIMINALIDADE Araçatuba é a 20ª no Estado de São Paulo em ranking da violência

Levantamento é do Instituto Sou da Paz, que fez pesquisa comparativa entre 2017 e 2018

Anunciante

Araçatuba ocupa o 20º lugar no ranking de cidades com maior risco de violência no Estado de São Paulo. O ranking é decorrente de pesquisa realizada pelo Instituto Sou da Paz e que inclui municípios com mais de 50 mil habitantes.

A pesquisa leva em conta a quantidade de crimes como homicídio, latrocínio - que é roubo seguido de morte -, dignidade sexual e patrimônio. Foram levados em conta dados de crimes registrados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado em 2018.

As ocorrências foram comparadas com as de 2017. O que chamou a atenção dos pesquisadores foi a quantidade de casos de estupro registrada em Araçatuba no ano passado. Em um ano esse tipo de ocorrência teve aumento de 20%.

Além disso, a cidade subiu de colocação no ranking, já que em 2017 era a 43ª com maior risco de violência.

Segundo a pesquisadora Ana Carolina Penky, a pesquisa tem o objetivo de apontar caminhos para diminuir os crimes. “A ideia é, olhando para as taxas, poder dizer às cidades onde elas podem melhorar para reduzir a exposição de violência das pessoas”, diz.

A Polícia Militar rebate os dados da pesquisa e diz que todas as medidas para garantir a segurança da população são tomadas e que Araçatuba não é tão violenta assim.

“O cidadão pode ficar tranquilo. O que verificamos após analisar os indicadores é que, crime contra dignidade sexual tivemos um número maior de registro, mas isso é fato que ocorre dentro de casa, dentro da família, e a polícia não alcança isso por ser muito reservado”, afirma o coronel da Polícia Militar Paulo Motoka.

NÚMEROS DA VIOLÊNCIA EM ARAÇATUBA:

Homicídios

2017: 19

2018: 24

Latrocínio

2017: 2

2018: 3

Estupro

2017: 58

2018: 70

Reprodução de reportagen do G.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.