Araçatuba e Birigui já possuem casos de pessoas contaminadas com a variante ômicron do coronavírus, causador da Covid-19. A confirmação é das secretarias de Saúde dos dois municípios.
Por meio de nota enviada à imprensa na tarde desta segunda-feira (10) a Secretaria de Saúde de Araçatuba informou que que no dia 08 de janeiro, ou seja, no último sábado, a Vigilância Municipal recebeu confirmação sobre a circulação da cepa ômicron da Covid-19 no município.
Segundo a Secretaria, até o momento são três casos, sendo todos em mulheres, de 32, 24 e 22 anos, para as quais não há relatos de viagem.
“Embora preocupante devido ao seu alto risco de contágio, tal fato já era esperado, dada a frequência expressiva da cepa no país e a verificação do aumento expressivo no número de casos suspeitos e confirmados localmente”, concluiu a nota de imprensa.
BIRIGUI
Em Birigui o caso confirmado de contaminação com a variante ômicron trata-se de uma mulher de 54 anos, que não viajou para o exterior e não teve contato com ninguém que chegou de outro país.
O teste para covid-19 da paciente foi sequenciado pelo Instituto Adolfo Lutz e divulgado no sábado (08) pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Araçatuba. Ela ficou em quarentena por 14 dias, acompanhada da filha que também testou positivo para coronavírus. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, ambas já estão recuperadas.
BOLETIM
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (10), Araçatuba confirmou mais 292 casos de Covid-19, chegando a 30.370 moradores infectados desde o início da pandemia.
Os dados levam em conta os casos registrados de sábado (08) até esta segunda, tendo em vista que o último boletim epidemiológico foi divulgado na sexta-feira (07. No momento há nove moradores internados com Covid-19 nos hospitais da cidade. Apesar do número elevado de doentes, o município não registrou óbito, mantendo em 880 o número de mortos pela doença.
A Secretaria de Saúde de Birigui também confirmou que até às 12h desta segunda-feira não houve confirmação de mortes por complicações da covid-19.
A cidade contabiliza 612 mortes e 21.312 casos positivos desde o início da pandemia. Do total de confirmados, 19.178 constam como recuperados.
No último boletim mais 298 casos positivos da doença foram considerados. Porém, não é possível dizer que são todos casos novos do final de semana ou de hoje. Partes são de casos represados, uma vez que as informações dos testes realizados na cidade não são lançadas no sistema em tempo real.