Araçatuba e Birigui, que são os dois maiores municípios em números de habitantes da região, farão parte do projeto-piloto lançado, nesta segunda-feira (20), pelo Governo do Estado de São Paulo.
O programa São Paulo Olímpico terá investimento de R$ 150 milhões e será desenvolvido em escolas estaduais com o objetivo de identificar jovens talentos esportivos no ambiente escolar.
Além dos dois municípios da região, também farão parte da iniciativa as cidades de Campinas, José Bonifácio, Limeira, Lins, Novo Horizonte, Piracicaba, Santa Bárbara D'Oeste e São José do Rio Preto. A expectativa é de que, ainda em 2023, o programa seja implementado em pelo menos 60 cidades do estado.
LANÇAMENTO
Os prefeitos e Araçatuba, Dilador Borges, e de Birigui, Leandro Maffeis, participaram da cerimônia de lançamento, na capital paulista. Na ocasião, foram explicadas todas as etapas do programa.
A iniciativa contará com apenas seis modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e voleibol). Contudo, o objetivo é expandir para 24 práticas esportivas em médio prazo.
O estabelecimento do programa apresentado pela Secretaria de Esportes dialoga com outras pastas, como a Saúde, a Segurança Pública e a Educação.
Conforme a secretária de Esportes do Estado de São Paulo, Coronel Helena Reis, o programa será estabelecido em três etapas. A primeira delas visa a atuação nas escolas, com alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Depois disso, a partir do 6° ano do ensino fundamental, os talentos captados serão incorporados aos Centros de Formação Esportiva do Governo de SP.
Em paralelo a isso, a Secretaria de Esportes promete entregar equipamentos esportivos e implantar uma metodologia junto à capacitação de profissionais para a aplicação do São Paulo Olímpico.
O Secretário da Educação, Renato Feder, disse que haverá capacitação dos professores e demais servidores do ensino público para a implementação da política.
O ex-atleta do tênis de mesa, Hugo Hoyama, será um dos embaixadores do programa estadual. Além dele, serão envolvidos outros atletas e federações esportivas que ajudarão no apoio da iniciativa.