Araçatuba e Ilha Solteira registraram neste domingo (12) mortes de pacientes com sintomas do novo coronavírus, a Covid-19, doença que se alastra pelo país e que já matou 1.230 pessoas. Os pacientes estavam internados em hospitais das duas cidades.
De acordo com nota emitida pela assessoria de imprensa da Prefeitura, a possível vítima de Covid-19 em Araçatuba é um homem de 43 anos, residente na cidade, que estava internado desde quinta-feira (09), na Santa Casa. O paciente apresentou sintomas característicos do novo coronavírus, como sendo tosse, febre e dificuldades para respirar.
Relatos indicam que o homem não viajou para outras cidades, o que significa que, sendo confirmado coronavírus, ele pode ter contraído a doença em Araçatuba mesmo. Foi colhido material para exame de Covid-19 e também para influenza, no dia de sua internação, e enviado ao Instituto Adolfo Lutz, que ainda não apresentou resultado de análise.
ESTADO GRAVE E CLOROQUINA
Em Ilha Solteira, morreu por volta das 16h, no Hospital Regional daquela cidade, um homem de 79 anos, que era morador de São Paulo e estava internado na unidade desde o fim de março, onde estava em tratamento contra o coronavírus.
O paciente estava em situação grave há vários dias. Ele estava na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e usando respirador mecânico. O Hospital ainda possui outros dois pacientes em tratamento contra o coronavírus, ambos de Ilha Solteira, mas o quadro deles é estável.
“O paciente estava na UTI. Ele estava intubado. E tinha todas as características da Covid-19, passando por todas as fases ruins. Estávamos aplicando várias medicações, inclusive a cloroquina, para tentar reverter a situação. Mas ele acabou não resistindo”, disse o médico Emanuel Zinezi, diretor técnico do Hospital Regional.
Segundo apurou o ilhadenoticias, o paciente, inicialmente, iria para Santa Fé do Sul, onde teria um rancho. Mas ele não conseguiu entrar na cidade, que por alguns dias teve o acesso bloqueado e, como já apresentava sintomas da doença, viajou até Ilha Solteira e procurou o hospital, onde foi internado.
O paciente era um dos dez casos em investigação em Ilha Solteira. A diferença é que, clinicamente (laudo clínico), ele apresentava todos os sintomas para o coronavírus, inclusive por laudo radiológico. Por isso, já estava em tratamento contra a doença, mesma situação dos outros dois internados no Hospital Regional.
DIRETO PARA O CEMITÉRIO
O corpo do homem que morreu em Ilha Solteira saiu direto da unidade de saúde onde estava para o cemitério municipal, onde foi enterrado. Não houve velório e nem um momento para que a família se despedisse. No cemitério, poucos familiares acompanharam o sepultamento de longe. Os funcionários diretamente envolvidos tiveram que usar roupas especiais para evitar uma possível contaminação
MORTES NA REGIÃO
Com o passar dos dias, o número de pacientes internados e registros de óbitos por Covid-19 ou de pessoas que apresentavam sintomas característicos da doença, mas que não tiveram resultados de exames ainda divulgados só aumento.
A primeira morte foi a de um empresário, registrada em Penápolis, onde a vítima morava e estava internada com resultado positivo para a doença. O paciente em questão foi sepultado no sábado (04), em um cemitério da cidade, sem a realização de velório.
No domingo (05), no Hospital Unimed de Araçatuba, morreu um homem, morador de Mirandópolis, onde foi sepultado, com sintomas característicos da doença. No entanto, a unidade de saúde divulgou nesta segunda-feira (13) que o resultado de para Covid-19 deu negativo.
Desde então, Penápolis, que teve o primeiro óbito confirmado por Covid-19 investiga uma segunda morte ocorrida em menos de uma semana. Em birigui, outros dois casos são apurados, referentes a pacientes que perderam a vida após internações decorrentes de sintomas característicos do novo coronavírus.
Com informações do site Ilha de Notícias.