As regiões de Araçatuba e Presidente Prudente, no Noroeste e Oeste do Estado de São Paulo avançaram para a fase amarela do plano de flexibilização da economia, conforme a atualização anunciada na tarde desta sexta-feira (05) pelo governador João Doria (PSDB).
Ao todo são pelo menos 96 municípios nas regiões das duas sedes administrativas que poderão ampliar os serviços oferecidos à população. O avanço para a fase amarela amplia as atividades econômicas que podem funcionar e também os horários de atendimento.
De acordo com os anúncios feitos pelo governo estadual nesta sexta-feira, a mudança para a fase amarela se deve a uma redução nos números de internações, mortes e também registros de novos casos de Covid-19.
O governo de São Paulo avançou seis regiões do Estado para a fase amarela do plano da quarentena, em que comércio, bares e restaurantes são permitidos a funcionar até 22h. A nova reclassificação do Plano São Paulo passa a valer neste sábado (06).
Araçatuba, Baixada Santista, Campinas, Grande São Paulo - incluindo a capital -, Registro e Presidente Prudente foram para a fase amarela. Já Barretos, Ribeirão Preto, Marília e Taubaté passam para a fase laranja da proposta. Já a região de Araraquara regrediu para a vermelha, a mais restritiva, na qual permanecem Bauru e Franca.
Na quarta-feira (03), a gestão João Doria já havia suspendido o decreto que colocava todo o Estado na fase vermelha, a mais restritiva, do plano de flexibilização econômica aos finais de semana por causa da pandemia de Covid-19.
Pela previsão inicial, a medida, em vigor desde o dia 25 de janeiro, permaneceria até 7 de fevereiro. Com o anúncio de quarta, deixa de valer já no próximo sábado (6). Com a revogação, estabelecimentos como shoppings, restaurantes e comércios voltam a ter permissão para funcionar aos sábados, domingos e feriados nas regiões que estão nas fases amarela e laranja do plano de flexibilização econômica.
Com informações do G1.