Araçatuba realizou 767 exames e mais de 1,4 mil solicitações de mamografia, além de 2.030 coletas de exame papanicolau durante a campanha Outubro Rosa. A iniciativa da campanha foi da Secretaria de Saúde e teve a parceria da Zatti Saúde e do UniSalesiano.
A ação teve como foco o cuidado integral da saúde das mulheres, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero, duas das principais causas de morte entre o público feminino. Plantões aos sábados foram realizados para facilitar o acesso às mulheres.
MAMOGRAFIA
A mamografia é indicada para mulheres de 40 a 74 anos. Mulheres com histórico familiar da doença, com outros fatores de risco ou que apresentem sinais ou sintomas suspeitos, como nódulos, alterações na pele da mama e secreção pelo mamilo, devem buscar avaliação médica em qualquer idade.
Para novembro já estão programados 684 exames. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão, agora, com agendas abertas para dezembro. As mulheres interessadas devem procurar a unidade mais próxima, mediante apresentação de pedido médico ou solicitação do profissional enfermeiro.
O exame é realizado gratuitamente no Centro de Especialidades em Saúde Auxilium, na rua Dona Ida, 1.350. O resultado é encaminhado para a UBS de referência para avaliação médica. Em caso de alterações, a paciente é encaminhada para exames complementares e tratamento.
PREVENTIVO
O papanicolau é indicado para mulheres de 25 a 64 anos e deve ser feito anualmente. As pacientes não podem estar menstruadas no dia do exame, não podem ter relação sexual três dias antes da coleta e nem usar pomada ginecológica no dia anterior.
O preventivo é colhido durante todo o ano nas UBSs na rotina das enfermeiras, com agenda prévia marcada. Os exames são enviados para análise no Instituto de Patologia de Araçatuba (IPAT). Em casos de alterações, as pacientes são encaminhadas ao ginecologista da rede de saúde para acompanhamento.

 
.jpg)




