Araçatuba
Anunciante
SAÚDE MENTAL ARAÇATUBA INICIA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Primeira ação será no sábado (2), a partir das 9h, no Calçadão

Anunciante

A Prefeitura de Araçatuba inicia a Campanha Setembro Amarelo, com o objetivo de conscientização e prevenção ao suicídio. A programação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Mahatma Gandhi, terá ações internas e externas durante todo o mês.

 

No sábado (2), será feita abordagem no calçadão para divulgação da campanha e dos serviços de Atenção Psicossocial disponíveis no município. A ação ocorre no cruzamento do calçadão da Princesa Isabel com a Marechal Deodoro, às 9h.

 

Em escolas estaduais, serão promovidos saraus com o objetivo de possibilitar, aos estudantes, a reflexão sobre o tema. Também haverá palestras em empresa, paróquia e no SENAI, essa última voltada a diretores e coordenadores das escolas municipais e estaduais do município.

 

PÚBLICO INTERNO

Ao público já atendido pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), serão ofertadas oficinas que promovem a reflexão sobre os cuidados com a saúde mental, abordagens sobre a importância da escuta e estimular o pedido de ajuda, práticas de Barra de Access para redução do estresse, motivação e relaxamento, além de divulgação de estratégias para aprimorar a qualidade de vida e prevenir o suicídio. As ações ocorrem no Caps ad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), Caps III (Centro de Atenção Psicossocial Adulto), Caps IJ (Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil) e CEAPS (Centro Especializado de Atenção Psicossocial).

 

SOBRE A CAMPANHA

A campanha Setembro Amarelo no Brasil foi iniciada em 2015 e desde 2017 Araçatuba se articula para discutir sobre o tema e marcar o mês com intervenções voltadas à prevenção do suicídio.

 

Segundo a OMS, nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas e uma das formas de prevenção é realizar a conscientização para o tema, chamando atenção da sociedade.

 

A RAPS, através do Caps IJ, Caps ad II, Caps III e CEAPS oferecem ajuda as pessoas a entenderem que apesar do sofrimento, sempre existem outras formas de se experimentar a vida.

 

Quem busca pôr fim à própria vida está em sofrimento psíquico grave, dessa forma a rede de serviços está sempre à disposição para cuidar dessas pessoas. Toda a rede do SUS (Sistema Único de Saúde) pode auxiliar no cuidado deste sofrimento. Lembrando que os CAPS são serviços de porta aberta, sem necessidade de encaminhamento médico para atendimento. Já em caso de urgências e emergências o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) deve ser acionado através do 192.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.