A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba está monitorando um caso suspeito de ‘flurona’, infecção pelo vírus da influenza – causador da gripe – e pelo novo coronavírus, responsável por desenvolver a Covid-19 em humanos. Caso seja confirmada a contaminação pelas duas doenças, este será o primeiro do tipo registrado no município.
Conforme informação da Secretaria de Saúde, a Vigilância Epidemiológica de Araçatuba foi informada da suspeita depois que uma paciente foi atendida por laboratório particular da cidade na última terça-feira (04).
A paciente foi submetida ao teste rápido antígeno e não o RT-PCR para as duas doenças e, teria obtido resultado positivo para Influenza A e Covid-19.
“É importante ressaltar que tecnicamente não existe o ‘flurona’. A Secretaria de Saúde emite apenas a resposta de acordo com as normas técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde”, informou a Secretaria de Saúde por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura de Araçatuba.
A norma técnica apontada pelo município como efetiva é o exame RT-PCR, que te função efetivamente diagnóstica, sendo o teste definitivo segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Ainda conforme a pasta, a paciente está com sintomas leves, quadro clínico leve, e sendo acompanhada pela equipe de saúde do município.
Até o momento o município não registra nenhum caso positivo de contaminação pela variante ômicron.
CASOS
No boletim epidemiológico divulgado no final da tarde desta quarta-feira (05), a Prefeitura de Araçatuba aponta aumento no número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Nas últimas 24 horas 174 moradores da cidade testaram positivo para Covid-19.
Pacientes internados em hospitais de Araçatuba também subiram de seis do último boletim, para 10 no boletim desta quarta.
Desde o início da pandemia 880 moradores da cidade perderam a vida em virtude da Covid-19.
PREVENÇÃO
Devido ao aumento do número de casos de pessoas contaminadas pela Covid-19 o hospital da Unimed divulgou nota informando que, a partir desta quinta-feira (06), irá suspender a rotina de visitas dentro da unidade de saúde. A medida vale para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e demais alas de internações.
A direção do hospital da Unimed alega que o objetivo da suspensão das visitas é devido a alta taxa de transmissão do vírus e para garantir a segurança dos pacientes atendidos.
A Santa Casa de Araçatuba, hospital de referência para mais de 40 municípios da região, informou por meio de sua assessoria de comunicação, que aguarda definição da diretoria para anunciar quais medidas deverão ser adotadas.