Será aberta nesta sexta-feira (05), no MAAP (Museu de Araçatubense de Artes Plásticas), a mostra “Andanças por Terras Estranhas”, do artista Genivaldo Amorim. Esta é a terceira edição da exposição. As obras podem ser visitadas até o dia 26 de maio.
A exposição tem curadoria de Allan Yzumizawa e é centrada em um recorte específico dentro da produção do artista, com obras que lidam com questões como transformação, desdobramentos e conexões entre espaços e sistemas institucionalizados destinados à arte e o mundo fora deles.
A mostra é constituída por quatro conjuntos de obras: Registros e desdobramentos do projeto “Bicho de corpo mole, mas de pele boa”, onde instalações são transformadas em peças de vestuário após o final das montagens; “Mercado de Arte”, compostos por sacolas e que propõe conexões entre o chamado Mercado de Arte e mercados comuns; uma série de pinturas intituladas “E com meus pés caminharás sobre essa terra dura”, um novo projeto cujas obras sofrerão desdobramentos futuros e “Aqui será mar”, peças de uma experiência de intervenção urbana que pela primeira vez adentra um espaço expositivo.
A referência é da exposição “Do outro lado do vidro vejo paisagens alheias", realizada em 2019, no Centro Cultural Brasil-Moçambique, em Maputo, Moçambique, onde as peças que compunham as obras, como colchões, toalhas, sacolas e cobertores, doados à população local após o final da exposição. Em Araçatuba as obras também lidam com essa possibilidade.
REGISTRO
No evento também será lançada a segunda edição do Projeto Trajetórias, cujo objetivo foi de registrar a obra de importantes artistas valinhenses. A organização da mostra é do coletivo Ocupe.Arte.
O segundo volume do livro Trajetórias, que conta com 160 páginas, bilíngue, com imagens e textos dos curadores Andrés I. M. Hernández, Heldilene Reale e Allan Yzumizawa, será vendido durante a exposição e custará R$ 50. A venda também será feita pelo e-mail: contato@ocupearte.com.br.
PATROCÍNIO
A mostra “Andanças por Terras Estranhas” é parte de um projeto realizado com o apoio do ProAC ICMS e patrocinado por Cartonificio Valinho, Brose e Supermercados Caetano. O ProAC ICMS é a modalidade do programa de fomento à cultura no estado de São Paulo que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal.
SERVIÇO
Museu Araçatubense de Artes Plásticas fica na rua Duque de Caxias, 20 – Centro de Araçatuba. A abertura da exposição será nesta sexta-feira (05), às 19h.
A visitação será de 06/05 a 26/05 (Segunda a sexta das 8 às 18h / sábados das 09h às 12h.