Araçatuba
COVID-19 ARAÇATUBA RECEBERÁ 9,7 MIL TESTES RÁPIDOS PARA EXAMES DE CORONAVÍRUS

Profissionais da Saúde e grupos de trabalhadores serão avaliados em inquérito epidemiológico

Anunciante

A Prefeitura de Araçatuba receberá 9,7 mil testes rápidos para realizar exames da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, na população. A testagem será feita em parceria com o governo do Estado de São Paulo e o Instituto Butantan.

Os testes, para saber se os moradores foram infectados pela doença serão feitos por meio de coleta de sangue venoso. O procedimento, chamado de inquérito soroepidemiológico, visa levantar dados sobre a imunidade ou contato com o vírus em grupos específicos de pessoas assintomáticas, de acordo com as normas da Secretaria Estadual de Saúde.

Secretaria municipal de Saúde entende que este projeto vem fortalecer as ações de enfrentamento á pandemia e conta com a colaboração da população, pois, para o êxito dessas ações, é fundamental o envolvimento dos grupos selecionados.

A testagem em indivíduos assintomáticos tem o objetivo de compor estratégia ampla de resposta à pandemia, identificando a extensão da transmissão da doença em determinadas populações ou grupos populacionais, por meio da identificação de resposta imunológica.

O inquérito epidemiológico permite traçar ações mais efetivas no controle da doença e conhecer o panorama situacional da pandemia no município. É importante também para recomendação das medidas de controle apropriadas; promoção das ações de controle; avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas e divulgação de informações pertinentes.

Para definição do público alvo, foi levadas em conta critérios de prioridades. Num segundo momento do trabalho a ser realizado na cidade, a proposta é contemplar os grupos de maior risco de contrair infecção conforme a sua ocupação, definida através da avaliação de um comitê operacional de emergência, formado por uma equipe técnica que tem acompanhado e traçado ações contra a Covid-19 desde março deste ano, sob coordenação da Secretaria de Saúde de Araçatuba.

TESTAGEM EM DUAS FASES

A fase 1 do processo de testagem, realizada por adesão, atinge trabalhadores da saúde, prioritariamente do SUS (Sistema Único de Saúde) – entende-se por trabalhadores da saúde todos aqueles que exercem qualquer função dentro de uma unidade de saúde, incluindo os serviços terceirizados –; trabalhadores da Segurança Pública Municipal; população privada de liberdade e instituições de longa permanência.

Na fase 2, a intenção é fazer com que a testagem atinja maior variedade de grupos, como os de motoristas de transporte público; de aplicativo; táxi e moto-taxi; entregadores de compras por aplicativos ou delivery; cursos de saúde das universidades; feirantes; profissionais de saúde autônomos e da rede privada; trabalhadores de supermercados; colaboradores da Acrepom; coletores de lixo; funcionários de funerárias e coveiros; trabalhadores de postos de combustíveis; das secretarias municipais de Assistência Social e de Obras e Serviços Públicos; Fundo Social de Solidariedade e fiscais de posturas do município.

A coleta de sangue dos profissionais de saúde será realizada, preferencialmente, na própria unidade onde trabalham. Os resultados dos exames serão encaminhados via e-mails ou celulares das pessoas testadas e também ficarão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2018 018News. Todos os direitos reservados.