Araçatuba
Anunciante
ABASTECIMENTO ARAÇATUBA REDUZ CAPTAÇÃO DE ÁGUA DO TIETÊ DEVIDO EXCESSO DE ALGAS

Normalmente, a captação no rio é de 700 metros cúbicos por hora, mas, com a nova medida, passou para 420 metros cúbicos por hora. Fornecimento para 56 bairros não deve ser afetado

Anunciante

A GS Inima SAMAR, empresa responsável pelo abastecimento de água em Araçatuba (SP), reduziu em 40% a captação de água do Rio Tietê devido ao excesso de algas em vários pontos do manancial, informou o site g1. Para manter o fornecimento à população, a concessionária ampliou o uso de poços profundos e ajustou a dosagem de produtos químicos no tratamento da água.

 

Conforme reportagem do portal de notícias, a água captada do Tietê abastece cerca de 40% da população da cidade, sendo direcionada à Estação de Tratamento de Água (ETA) 3, localizada no bairro Ipanema. A estação trata um volume médio de 16.700 metros cúbicos por dia e atende 56 bairros da zona norte da cidade.

 

Em dias normais, a captação no rio é de 700 metros cúbicos por hora, mas, com a nova medida, passou para 420 metros cúbicos por hora. A diferença está sendo compensada pelo reforço no poço profundo do Ipanema.

 

A empresa afirmou que monitora permanentemente a qualidade da água e segue os parâmetros determinados pelo Ministério da Saúde.

 

O aumento da presença de algas no Rio Tietê tem sido registrado em vários pontos. Casos recentes evidenciam a gravidade da situação. Em Ubarana (SP), mais de 500 toneladas de peixes morreram no Ribeirão Fartura, um braço do Tietê, resultando em prejuízo milionário para piscicultores.

 

Já em Buritama (SP), no dia 15 de março, arraias e camarões foram encontrados mortos às margens do rio. Especialistas apontam que o fenômeno é agravado pelo despejo de esgoto e resíduos agrícolas, além das condições climáticas.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2025 018News. Todos os direitos reservados.