A Prefeitura de Araçatuba confirmou na manhã desta quinta-feira (28) a primeira morte por gripe H1N1 na cidade. Trata-se de um homem de 46 anos, morador no Jardim Moreira, que faleceu no dia 16 de junho. Os resultados dos exames realizados no Instituto Adolfo Lutz que confirmaram a doença chegaram nesta quinta-feira à Vigilância Epidemiológica.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, é o primeiro óbito por H1N1 registrado em
Araçatuba desde de 2016, quando aconteceram três mortes entre nove casos confirmados. No ano passado, assim como em 2015, o município não registrou casos da doença. Em 2014, foram cinco casos positivos e um óbito.
Atualmente, a Vigilância Epidemiológica aguarda o resultado do exame de outros três pacientes suspeitos de H1N1.
VACINAÇÃO
De acordo com a administração municipal, Araçatuba possui vacina suficiente para atender à demanda da população em condições de receber o medicamento. As doses estão disponíveis em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
Devem ser vacinadas todas as crianças com idade até 9 anos, gestantes, pessoas acima de 50 anos, puérperas, professores, trabalhadores da saúde e pacientes portadores de doenças crônicas. Até o momento, foram vacinadas 50.440 pessoas, o que corresponde a 86% da população estimada para ser imunizada.