A Secretaria de Saúde de Araçatuba informou na tarde desta terça-feira (23) que foi confirmado o primeiro caso positivo de monkeypox, doença que também vem sendo denominada de nova varíola, na cidade.
De acordo com nota de imprensa, a pasta diz que o paciente é um homem de 30 anos, que está em isolamento e seu estado de saúde é estável. O morador tem histórico de viagem pela Europa.
Na região de Araçatuba, este é o segundo caso confirmado para a doença. Na semana passada, um morador de Ilha Solteira já havia testado positivo para a nova varíola, após ter contato com um outro paciente de São José do Rio Preto, que também havia testado positivo.
O paciente de Ilha Solteira, ainda segue em isolamento domiciliar, sob cuidados médicos. Segundo autoridades de saúde do município o estado de saúde dele é estável e os sintomas considerados leves.
CUIDADOS
A transmissão pode acontecer a partir do contato direto com lesões cutâneas, crostas ou fluidos corporais de uma pessoa infectada, pelo toque em objetos, tecidos (roupas, lençóis ou toalhas) e superfícies que foram usadas por alguém com a doença, além do contato com secreções respiratórias.