Araçatuba registrou nos últimos quatro dias 138 casos confirmados de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Com os registros, o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (24) pela Prefeitura mostram que a cidade contabiliza 525 pessoas infectadas pela síndrome respiratória desde o mês de março. outras 382 aguardam resultados de exames.
Não bastasse a quantidade de pessoas infectadas, a covid-19 tem feito vítimas fatais em ritmo acelerado na cidade. São 14 pessoas mortas com confirmações pro exames e mais 7 que vieram a óbito após apresentarem sintomas da doença. Amostras de cada paciente foram coletadas e encaminhadas para análise no Instituto Adolfo Lutz.
Os indicativos de que a covid-19 provoca danos severos à saúde da população também vêm dos hospitais locais. Nesta quarta-feira, Santa Casa e Unimed têm hospitalizados em leitos exclusivos para coronavírus um total de 43 pacientes, dos quais 20 estão em alas de isolamento e 23 em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), onde 10 dos internados respiram com ajudas de aparelhos.
Um outro cenário preocupante no que se refere à covid-19 em Araçatuba é a quantidade de pessoas que estão recebendo tratamento monitoramento em suas próprias casas. Um total de 669 pacientes, número que teve um acréscimo de 224 pessoas desde o último domingo (21).
Das sete mortes ocorridas na cidade, e que ainda aguardam pela divulgação dos resultados de exames, a última ocorreu na noite desta terça-feira (23). Trata-se de uma mulher de 71 anos que estava internada desde domingo e não resistiu aos danos causados pela covid-19 no organismo.
A idosa estava internada na Santa Casa. De acordo com boletim emitido pela assessoria de imprensa da entidade, nesta quarta-feira, o hospital tem, atualmente, 50% dos 68 leitos destinados para pacientes com coronavírus ocupados.