Um total de 60 pessoas contraiu dengue em Araçatuba nos últimos sete dias. Balanço divulgado nesta sexta-feira (15) pela Vigilância Epidemiológica mostra que, em uma semana, 8,57 pessoas adquiriram a doença a cada dia. O número total de doentes na cidade chega a 196.
Os novos números da dengue em Araçatuba indicam que a cidade está a um passo de entrar em situação de epidemia. Os balanços divulgados periodicamente pela Vigilância Epidemiológica revelam que, a cada semana, a quantidade de doentes só aumenta.
A nova estatística mostra que o bairro Hilda Mandarino, com 23 casos, está entre os mais afetados pela dengue. Possivelmente, há nessa região da cidade uma infestação do mosquito Aedes Aegypti, que também transmite a zika e febre chikungunya, enfermidades ainda não registradas na cidade este ano.
Os dados da repartição de Saúde que tem por obrigação conter o avanço da doença ainda mostram que, em comparação com os três primeiros meses de 2018, a dengue teve até o momento um crescimento de 1.533,33%. Em janeiro, fevereiro e março do ano passado, foram registrados apenas 12 casos da doença.
Uma outra informação contida no relatório da Vigilância Epidemiológica diz respeito à quantidade de homens e mulheres que tiveram dengue até o momento. Pacientes do sexo feminino totalizam 11 dos 196 casos confirmados.
MEDIDAS ADOTADAS
Além de prometer um avanço no combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, a administração municipal iniciou campanha educativa de conscientização da população e colocou duas unidades de saúde para atender pacientes que venham a apresentar sintomas da doença.
Desde a última segunda-feira (11), as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Umuarama e Planalto estão funcionando até as 20h para atender pacientes que apresentam sintomas específicos da doença. Das 18h até o fechamento, equipes permanecem nos postos exclusivamente para atender pessoas que apresentem sintomas da dengue.