A Farmacêutica araçatubense Flávia Lavoyer, participou como representante brasileira na 41ª Conferência Internacional da ISQua (International Society for Quality in Health Care), um dos eventos mais importantes do mundo voltados à qualidade e segurança do cuidado ao paciente.
A conferência aconteceu em São Paulo, em parceria com a Organização Nacional de Acreditação (ONA), reunindo profissionais de diversos países.
Flávia teve seu trabalho aprovado para apresentação oral na modalidade Lightning Talk (Apresentação Relâmpago), na qual apresentou a pesquisa: “Validação de um método para desenvolver a liderança para profissionais de saúde, visando o fortalecimento da cultura de segurança do paciente”.
O estudo é resultado do programa Na Trilha da Liderança, idealizado e conduzido por ela, que impactou 46 profissionais da saúde pública e privada entre 2020 e 2024. O programa apresentou resultados expressivos, com avaliação de satisfação NPS 100, e validou a eficácia da metodologia aplicada para fortalecer o comportamento de liderança em prol da cultura de segurança.
“Falar sobre segurança do paciente é falar sobre vidas. E isso está diretamente ligado à forma como lideramos e como formamos equipes de alta performance. Quando o profissional da saúde entende seu papel como líder, ele influencia positivamente sua equipe, fortalece a comunicação e promove um ambiente mais seguro para todos”, destacou Flávia Lavoyer, após sua participação no congresso.
O evento teve como tema central “Sistemas de saúde inclusivos: enfrentando desafios com tecnologia e humanidade”, promovendo diálogos essenciais sobre o futuro da saúde, e oferecendo painéis, workshops e mesas-redondas com especialistas de renome internacional.
A participação de Flávia Lavoyer, fundadora da fundadora da Facilitações Corporativas, reforça a importância de iniciativas brasileiras na construção de modelos de cuidado mais seguros, humanos e efetivos.
SOBRE O EVENTO
A Conferência Internacional da ISQua é um dos eventos mais reconhecidos globalmente na área da qualidade e segurança em saúde. Realizada anualmente pela International Society for Quality in Health Care, a conferência reúne profissionais, pesquisadores, líderes e formuladores de políticas de diversos países para compartilhar conhecimentos, práticas inovadoras e estratégias que promovam um cuidado mais seguro, eficiente e humano.
A edição de 2025 aconteceu em São Paulo, de 12 a 15 de outubro, e teve como tema central: “Sistemas de saúde inclusivos: enfrentando desafios com tecnologia e humanidade”.
Entre os destaques desta edição esteve a participação do Dr. Fernando Augusto Marinho dos Santos Figueira do Ministério da Saúde do Brasil, reforçando o compromisso nacional com a melhoria contínua dos sistemas de saúde.



.jpg)


