Foi assinada a ordem de serviço para obras de infraestrutura de galerias de águas pluviais nos bairros Esplanada e Juçara, na manhã desta terça-feira (14), pelo prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB).
A estrutura com pontos de captação para drenagem e escoamento compreende tubulações nas ruas dos dois bairros, que entram e saem da lagoa do bairro Lago Azul. A empresa responsável pela obra será a Copel Construções, Indústria e Comércio, que assume o contrato no valor de R$ 3.022.420,17 com prazo de 180 dias para conclusão.
Participaram da assinatura a vice-prefeita Edna Flor, os secretários municipais Tadeu Consoni (Planejamento Urbano e habitação e de Mobilidade urbana), Constantino Vourlis (Obras e Serviços Públicos), Arnaldo Morandi (Administração) e Marcelo Mazzei (Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, de Desenvolvimento Agroindustrial e de Turismo), além do vereador Gilberto Batata Mantovani e o representante da empres Copel, Dorival Capello.
MACRODRENAGEM
Segundo Tadeu Consoni, essa é a obra de macrodrenagem de maior importância no sistema de galerias que o município tem hoje. “Toda a água dessa bacia, que vem desde o bairro Claudionor Cinti, recebe água de chuva das galerias da avenida Juscelino Kubitschek, cai nesse ponto mais baixo, que é a lagoa do Jussara/Lago Azul/Esplanada, e outro, que vem desde o Jardim Moreira e cai em uma segunda lagoa de contenção, também podem comprometer a Pompeu de Toledo e o córrego da Café Filho. Se isso não for bem tratado, vai sobrecarregar a vazão na Pompeu de Toledo. Fizemos um trabalho utilizando esse ponto no Lago Azul como lagoa-pulmão, que tem 50 mil metros quadrados e um extravasador. Se a quantidade de chuva for maior que a vazão máxima, a lagoa tem como subir seu nível e manter a vazão fixa”.