
O Hospital do Olho Araçatuba (SP) realiza até sexta-feira (20) a Campanha de Prevenção à Cegueira. A ação ocorre no calçadão da rua Princesa Isabel, de Araçatuba, ao lado Bradesco, das 10h às 19h. Com a utilização de uma unidade móvel própria, o exame de tonometria é feito gratuitamente. O procedimento previne patologias oftalmológicas.
Dos cerca de 39 milhões de casos de cegueira existentes atualmente no mundo (mais de 580 mil só no Brasil), a OMS (Organização Mundial de Saúde) calcula que 80% poderiam ter sido evitados se houvesse diagnóstico médico precoce e tratamento adequado. O relatório mundial sobre visão de 2020 apontou que 2,2 bilhões de pessoas sofrem com problemas de visão em todo o mundo. Desse total, 1 bilhão de casos seriam evitáveis ou passíveis de correção, como catarata, glaucoma e diabetes.
“As três situações podem ser resolvidas ou sensivelmente atenuadas com visitas periódicas ao oftalmologista. São doenças características de pessoas acima dos 50 anos de idade – pode acontecer com os jovens, mas em menor quantidade – e um exame anual pode prevenir”, afirma a oftalmologista Ana Carolina Capelanes.
Tonometria
A tonometria serve para medir a pressão interna do globo ocular. As variações da pressão intraocular estão relacionadas ao humor aquoso, material localizado na câmara anterior do olho. A pressão intraocular elevada é o principal fator de risco para o glaucoma e esse exame tem como objetivo, em conjunto com outros, o diagnóstico precoce e acompanhamento do glaucoma e é feito em apenas 5 minutos.
Além de atender a população em geral, como quem estiver fazendo suas compras no calçadão de Araçatuba, a unidade móvel também é levada a supermercados, shoppings centers e bairros periféricos, onde boa parte de seus moradores não possui acesso a um oftalmologista.