Araçatuba (SP) deu início, na tarde desta quarta-feira (20), à campanha de vacinação contra o novo coronavírus. A primeira profissional da saúde a ser imunizada foi a auxiliar de enfermagem Joana D’arc Lopes Faria, de 53 anos, que atua no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Com duas décadas de profissão, Joana é hipertensa e asmática. Ela recebeu a primeira dose da vacina em um ato simbólico realizado ao lado do Pronto-Socorro municipal. Horas antes da primeira pessoa da cidade ser imunizada, o município recebeu 3,6 mil doses da Coronavac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituo Butatan.
Inicialmente, as doses serão destinadas aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus. Em seguida, idosos, indígenas e quilombolas receberão o imunizante. Nesta quinta-feira (21), as vacinas serão encaminhadas para profissionais da linha de frente que trabalham na Santa Casa, no Pronto-Socorro, Samu e Hospital Unimed.
O plano de vacinação contra a Covid-19, em Araçatuba, foi divulgado pela Prefeitura na última segunda-feira (18). Postos volantes e unidades para sistema drive-thru foram definidos e serão colocados em funcionamento conforme a necessidade, considerando que inicialmente os profissionais da saúde serão vacinados no local de trabalho.