Colaboradores da GS Inima Samar que fazem a medição do consumo de água em Araçatuba participaram de um treinamento no canil do 12º BAEP (Batalhão de Operações Especiais de Polícia). O objetivo da capacitação realizada no início do mês foi orientar os profissionais, que percorrem diversos quilômetros todos os dias, sobre como agir em caso de ataque de cães.
O cabo PM Alves e o soldado PM Marçon instruíram o grupo, formado por 21 pessoas, sobre expressão corporal dos cachorros, atitudes corretas, além de simular situações com ataque de matilha. “Uma das principais dicas é nunca dar as costas para um cão. É preciso tranquilidade e procurar uma saída o mais rápido possível”, orientaram os policiais durante o treinamento.
CASOS
De 2018 até hoje, oito colaboradores da GS Inima Samar foram atacados por cães enquanto trabalhavam. “É uma situação que também depende da ajuda da população. Nós realizamos treinamentos frequentemente, porém, contamos com a conscientização do morador para que, no dia da leitura, prenda o animal em um lugar seguro para todos”, pontua o diretor técnico da GS Inima Samar, Eduardo Caldeira. A data prevista de leitura do consumo de água do imóvel está descrita na fatura.
O diretor técnico da GS Inima Samar aponta que até mesmo quem mora em casa com portão basculante precisa estar atento, porque o animal pode acessar a caixa de correio ou o local onde o hidrômetro está instalado. “O ideal é prender o animal e mantê-lo sob controle durante a leitura em qualquer situação, assim, todos ficam seguros. Vemos muitos casos em que os portões ficam abertos com os animais soltos e isso coloca nossos colaboradores em risco”, completa Caldeira.
Os policiais do 12º BAEP recomendam também que os moradores mantenham a vacinação dos animais em dia e nunca deixem que eles fiquem soltos na rua.