A concessionária GS Inima Samar anunciou que a partir desta quarta-feira (09),
passará a distribuir água para a região abastecida pelo Ribeirão Baguaçu em horários pré-determinados, em Araçatuba.
O rodízio adotado de maneira emergencial e temporária, será mantido enquanto o Ribeirão Baguaçu estiver com um nível crítico para captação de água e poderá ser suspenso se houver chuvas expressivas.
A medida tem como objetivo mitigar o risco de desabastecimento por períodos muito longos até que haja uma recuperação completa do manancial que sofre com a estiagem prolongada de mais de quatro meses.
O rodízio permitirá que o bombeamento de água ocorra com pressão menor, mesmo nos horários mais críticos do dia, de forma a manter o abastecimento suficiente para a população.
Nos 77 bairros e condomínios abastecidos diretamente pelo Ribeirão Baguaçu e nos 17 bairros e condomínios que recebem reforços de abastecimento do manancial, o rodízio ocorrerá da seguinte forma:
Embora a distribuição de água ocorra em horários pré-determinados, a captação está sendo mantida 24h por dia para encher os reservatórios. Nos horários em que o abastecimento for reduzido, as residências poderão sentir a redução de fluxo. Importante frisar que, na normalização do abastecimento, a região não começa a receber água de maneira imediata. Isso porque é preciso que haja uma recuperação das redes, o que pode levar algum tempo a depender do tamanho e do consumo de cada região.
O controle de vazão do volume distribuído é uma opção para que não haja um corte total no abastecimento, além de servir de alerta à população para que continue usando a água com consciência.
NÍVEL DO MANANCIAL
O nível do Ribeirão Baguaçu em condições normais de operação é de 70 cm – possibilitando que a água verta pela barragem. Desde a segunda quinzena de agosto o monitoramento diário apontou que o nível estava estabilizado em 50 centímetros e partir de setembro reduziu para 35 centímetros, entrando em estado de alerta para a captação. Atualmente, em alguns momentos, o nível do ribeirão chega a 13 centímetros.
CONSUMO MAIOR
Os gráficos analisados pela GS Inima Samar, que tem estruturado um Plano de Segurança da Água, demonstram que, ano a ano, o consumo em Araçatuba tem aumentado.
Em outubro do ano passado, cada morador de Araçatuba gastou, em média, 248 litros de água, por dia, o que corresponde a 125% a mais do que o indicado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para um consumo consciente. Este ano, em setembro, o gráfico já alcançou os 237 litros/per capita/dia.
AÇÕES DE MITIGAÇÃO
Até o momento, a GS Inima Samar já colocou em prática diversas ações para mitigar o risco de desabastecimento completo da região abastecida pelo Ribeirão Baguaçu. Entre essas medidas, estão ampliação do uso da água do rio Tietê, da vazão de poços profundos, monitoramento em tempo real da vazão de captação e oscilação do manancial, uso de caminhões-pipa, campanha de uso consciente da água nas redes sociais e imprensa, e investimentos na eficiência do aproveitamento dos recursos hídricos.
USO CONSCIENTE DA ÁGUA
Até que haja uma recuperação completa do Ribeirão Baguaçu, o que deve ocorrer quando o manancial atingir próximo de 70 cm na barragem e 100 cm na entrada de água, a GS Inima Samar solicita que a população continue usando a água com consciência.
Não é o momento de lavar calçada e carro com mangueira, a torneira precisa ficar fechada ao escovar os dentes e os banhos devem ser mais curtos. Ao lavar a roupa, tente reutilizar a água da máquina para outros fins possíveis, e converse com seus vizinhos sobre o uso consciente da água.
BAIRROS AFETADOS
Confira os bairros que farão parte do rodízio iniciado hoje:
VEJA NO MAPA: