Araçatuba chegou nesta segunda-feira (25) à marca de 121 casos confirmados de pacientes que contraíram a Covid-19, doença decorrente do novo coronavírus. No entanto, chama atenção a quantidade de novas vítimas da síndrome respiratória que chegam aos hospitais da cidade a cada dia, assim como suas respectivas idades.
Na Santa Casa de Araçatuba, dois pacientes, em especial, têm atraído o máximo de atenção das equipes médicas que atendem internos com sintomas de Covid-19 ou suspeitas da doença. Trata-se de um bebê do sexo masculino que, nesta segunda-feira, completou 24 dias de vida. Ele foi internado no último dia 19, com pouco mais de suas semanas de nascido. A outra paciente também é criança, uma menina de apenas 1 ano que hospitalizada em área de isolamento do hospital.
O bebê de 24 dias de vida está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal e Pediátrica do hospital, com sintomas características dos apresentados por quem contrai o coronavírus. Os médicos que cuidam do pequeno aguardam o resultado de exame que deverá indicar se o quadro clínico apresentado confirma ou não Covid-19.
SEM DIFERENCIAÇÃO
Numa demonstração de que a doença que apavora o mundo faz vítimas sem escolher idade, condições financeiras ou qualquer outra forma de distinção, é a confirmação de mais um óbito de paciente internado com sintomas da Covid-19.
No final da tarde do último sábado (23), um senhor de 85 anos, também morador de Araçatuba, não resistiu à gravidade do quadro respiratório que apresentava e veio a óbito na Santa Casa local. O paciente foi internado dois dias antes e faleceu antes da divulgação de exame realizado em material colhido e enviado para o Instituto Adolfo Lutz.
O hospital tem, no momento, 12 pacientes internados com sintomas de coronavírus e à espera da conclusão de exames realizados. Dez delas são moradores de Araçatuba. Outros seis pacientes da cidade estão no Hospital Unimed, sendo dos deles já com confirmações para Covid-19.