O aniversário de um ano de Anna Luísa Lira Fernandes, não foi da maneira convencional como se espera para uma criança de sua idade. Mas também não passou “em branco”.
Internada há 350 dias em um dos leitos de uma das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) Neonatal da Santa Casa de Araçatuba, a data foi celebrada com bolo, balões e muita alegria pela mãe da garotinha e toda a equipe médica, de enfermagem e de fisioterapia que assiste a pequena desde seus primeiros dias de vida. Anna Luísa completou um ano no dia 16 de maio.
De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba, desde que nasceu a menina passou apenas 15 dias em sua casa. Mas teve de retornar ao hospital devido complicações de seu caso de saúde, cujos exames apontaram hipertensão pulmonar primária e fibrose pulmonar de etiologia, situações que a mantém dependente de cateter nasal 24 horas por dia.
Prematura, nascida na 35ª semana de gestação, Anna Luísa também foi diagnosticada com surdez congênita. No dia de seu aniversário, ela seguia na UTI Neonatal e Pediátrica, se recuperando da recente cirurgia de emergência, realizada para reparar ruptura no intestino ocorrida durante um quadro severo de infecção.
“Fico muito feliz vendo o quanto ela é amada por todos”, afirmou Milena Vitória Lira Barreto, mãe de Anna Luísa.
Quando a filha nasceu, Milena tinha 17 anos e afirmou nunca ter enfrentado sistuação tão desafiadora em sua vida. Ela recordou que após o nascimento, a filha ficou por 18 dias hospitalizada após sofrer hemorragia cerebral e ter infecção.
“Nesses 12 meses aprendi muito sobre responsabilidade e amadurecimento”, definiu Milena, que agora está com 18 anos e vive para a filha em tempo integral.
ALTA MÉDICA INDEFINIDA
Embora tenha apresentado melhora nas ultimas semanas, Anna Luísa ainda não tem previsão de alta hospitalar. Quando isso acontecer sua casa precisará ser transformada para recebê-la, mas isso não preocupa sua mãe. O plano Santa Casa Saúde irá fornecer o serviço de home care, necessário para que a menina possa continuar sendo assistida em seu lar.
O carinho que as equipes da Neo Natal 1 dão para Anna Luísa é uma das motivações que fortalece sua mãe. “A festinha que as meninas fizeram significou muito para mim”, resumiu Milena.