A saúde mental é essencial para o bem-estar e para a capacidade de enfrentar as exigências diárias da vida. Segundo o relatório global anual “The Mental State of the World in 2023”, o Brasil ocupa 4° lugar no mundo em ranking com pior taxa de saúde mental.
A Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes, de Araçatuba tem se destacado atualmente pelo seu compromisso com o atendimento psicológico. A entidade oferece gratuitamente suporte para que os cidadãos possam enfrentar os desafios relacionados à saúde mental.
“Observamos um aumento significativo no número de pessoas com transtornos mentais, o que reforça a necessidade de priorizar o tema. Elas buscam cuidados para aspectos sociais, ambientais e econômicos, indicando a urgência de uma abordagem mais eficaz para lidar com esses problemas”, ressalta a psicóloga Andresa Squiçato dos Santos.
Por meio de uma equipe multidisciplinar, a instituição, promove a qualidade de vida e o bem-estar emocional dos usuários, contribuindo para um melhor desempenho em diversas áreas, como trabalho, relacionamentos e atividades diárias. Com atendimentos individuais e personalizados, utilizando abordagens junguiana (analítica) e comportamental, auxilia na superação de desafios e no aprimoramento da capacidade de enfrentar as demandas cotidianas.
“Promover o autocuidado é fundamental para manter o equilíbrio emocional e prevenir transtornos mais graves. Por meio dos atendimentos clínicos, na Benedita Fernandes criamos um ambiente de apoio e compreensão, fortalecemos os usuários e proporcionamos uma melhoria na qualidade de vida”, afirma Andresa.
Benedita Fernandes
Fundada em 6 de março de 1932, em Araçatuba (SP), a Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes possui uma longa trajetória no setor de saúde mental e assistência social. Inicialmente, manteve o Hospital Psiquiátrico Benedita Fernandes até 2015 e continuou oferecendo acolhimento a pacientes sem vínculos familiares até 2017. A associação também gerenciou diversos serviços, incluindo o CAPS ADII (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) para dependentes químicos, o CAPS I Infantil e o CAPS III Adulto, e duas Residências Terapêuticas, todos encerrados em 2023.
Atualmente, com 92 anos de atuação, a entidade continua o seu trabalho por meio da Clínica de Psicologia Psico Benedita Fernandes e de seu escritório central. A associação permanece comprometida com a promoção da saúde mental e o apoio a pessoas com necessidades especiais na região.