A Secretaria de Saúde de Birigui amplia a partir desta segunda-feira (18) a vacinação da gripe para grávidas e puérperas até 45 dias após o parto. Para tomar a vacina as mulheres têm de apresentar RG e documento que comprove sua condição.
No caso das grávidas, elas terão de apresentar o cartão do pré-natal ou documento de mesmo efeito. Já das puérperas, será exigido a certidão de nascimento do recém-nascido. Para tomar a vacina nos postos de saúde é obrigatório o uso de máscara facial.
A vacina será aplicada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui. O imunizante será aplicado também todas as quartas-feiras, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h, no drive-thru do Terminal Rodoviário.
CONTINUA
A campanha continua para os idosos com mais de 60 anos e os profissionais que atuam na área da saúde pública e privada, desde que comprovem vínculo empregatício. A vacina aplicada é trivalente e protege contra o vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin.
“Já está mais do que comprovado que vacinas salvam vidas, inclusive a da gripe, que protege as pessoas que estão nos grupos de risco contra as complicações provocadas pela doença”, disse a enfermeira da Vigilância Epidemiológico, Maria Helena Martins Yazawa.
COVID
Birigui segue vacinando também a população contra a convid-19. Idosos acima de 60 anos podem tomar a 4ª dose, desde que seja observado o intervalo de quatro meses da terceira dose. O imunizante é aplicado simultaneamente à vacina da gripe, sem contraindicações.
Faltosos da 2ª ou 3ª dose da covid-19 podem procurar as UBSs ou o drive-thru para regularizarem a vacinação. Birigui segue aplicando também a 1ª e 2ª dose nas crianças de 5 a 11 anos. É importante apresentar documento com foto e a carteira de vacinação.