Pela primeira vez em sua história, o município de Birigui foi qualificado para a certificação do ciclo 2019 do Programa “Município VerdeAzul”.
O Certificado de Qualificação foi entregue ao secretário municipal de Meio Ambiente, Juliano Salomão, em cerimônia realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Meio Ambiente, em Bauru.
"A meta, agora, é buscar a Certificação. Passamos pela primeira etapa. Em setembro o ciclo termina e em dezembro serão divulgados os municípios que receberão a Certificação. Birigui nunca havia conquistado a qualificação, o que mostra que estamos no caminho certo", comentou Salomão.
O Programa “Município VerdeAzul” tem como objetivo estimular a elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.
Para conquistar a qualificação, Birigui iniciou um trabalho em janeiro de 2017, quando foi apresentado o Plano de Gestão Ambiental.
"Fizemos um planejamento para desenvolver ações, projetos, programas, medidas, dados e metas para a implantação e o desenvolvimento das dez diretivas previstas no Programa Município VerdeAzul", disse o secretário.
Com o Certificado de “Município VerdeAzul” a cidade pode receber recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.
OUTRAS CONQUISTAS
Além da qualificação para a certificação alcançou outras conquistas inéditas:
*Licença de Operação Definitiva da Estação de Tratamento de Esgoto. A atual gestão foi a responsável pela conclusão da instalação de aeradores superficiais nas lagoas da ETE, uma das ações fundamentais para a obtenção da Licença de Operação emitida dia 12 de outubro de 2018 pela Cetesb.
*Birigui também conquistou em 2019 o primeiro lugar no Índice CFA de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração. O índice consiste em uma ampla avaliação da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.
*Birigui tem o segundo melhor saneamento básico do Brasil. Os dados estão em pesquisa feita pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) sobre a Universalização do Saneamento Básico no Brasil, que analisou 231 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. (Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui).
Região 018
Anunciante
INÉDITO
Birigui consegue qualificação para "Município VerdeAzul"
O município foi qualificado para a certificação do ciclo 2019 do programa estadual
O município foi qualificado para a certificação do ciclo 2019 do programa estadual
access_time Publicado em 12 Jul 2019
Anunciante