A Prefeitura de Birigui iniciou no fim de semana a entrega casa-a-casa dos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2019. O trabalho está sendo feito por servidores municipais e a conclusão do serviço é prevista para 10 de fevereiro. Este ano foram emitidos mais de 56 mil carnês.
A cobrança começa a partir do dia 13. Quem optar por pagar o imposto em cota única com desconto de 7% tem até o dia 15 de fevereiro.
O munícipe tem também a opção de fazer o pagamento parcelado em três vezes, com desconto de 3,5%, ou até em 11 vezes, sem desconto.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Birigui, o boleto do IPTU 2019 pode ser pago nas casas lotéricas, Correios e nas agências do Santander, Banco do Brasil e Sicred (autoatendimento e internet) ou na Caixa Econômica Federal e Mercantil (autoatendimento, internet e caixas).
Caso o morador não seja encontrado no imóvel, o carnê será deixado na caixa de correios. Quem mora em prédios ou condomínios devem verificar a chegada do imposto na portaria.
Conforme a Secretaria Municipal de Finanças, o imposto foi corrigido em 5,43%, calculado com base no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do período de outubro 2017 a setembro de 2018. O valor lançado do IPTU neste ano é de aproximadamente R$ 47,5 milhões. Em 2018, foram arrecadados R$ 34,09 milhões com o imposto.
ONLINE
O contribuinte de Birigui pode ainda imprimir o boleto no site www.birigui.sp.gov.br. Para isso, basta clicar no ícone “IPTU 2019”, disponível na parte inferior da página, e clicar no item “pesquisa débitos imóvel”. Depois é só digitar o número de inscrição e o IdFísico do imóvel, que podem ser consultados no carnê do ano passado. Em seguida, basta escolher uma das formas de pagamento e fazer a impressão.