Região 018
Anunciante
COMBATE AO AEDES BIRIGUI DIVULGA AVALIAÇÃO DE DENSIDADE LARVÁRIA E ANUNCIA MUTIRÃO

Em alerta, município intensificará ações contra o mosquito Aedes aegypti, a partir de segunda-feira

Anunciante

A Prefeitura de Birigui divulgou nesta sexta-feira (16), o índice da Avaliação de Densidade Larvária (ADL). Com resultado apurado de 2,8% (Índice de Breteau), que indica sinal de alerta para infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, município irá iniciar mutirão com visitas casa a casa na segunda-feira (19).

 

O levantamento foi feito em janeiro pelos agentes de controle de vetores em 2.337 imóveis, escolhidos aleatoriamente e espalhados por todos os bairros da cidade.

 

De acordo com parâmetro do Ministério da Saúde, o resultado é avaliado da seguinte forma: menor que 1,0 é considerado satisfatório; de 1,0 a 3,9, é considerado alerta e acima de 4,0 considerado alto risco.

 

O CCVZ destacou ainda que esse trabalho de pesquisa, desenvolvido durante 30 dias, é importante para nortear as ações pontuais dos agentes de zoonoses, reforçando assim o trabalho de conscientização nas áreas com maior pontuação, diminuindo o índice apresentado.

 

Segundo a agente municipal de endemias, Rosilene Montanholi, o trabalho de orientação casa a casa que é realizado de maneira contínua será intensificado em Birigui, a partir da apuração da ADL.

 

O mutirão será iniciado no bairro João Crevelaro, com o objetivo de orientar os moradores e retirar dos imóveis todo e qualquer material inservível que possa acumular água, servindo de criadouro para o mosquito Aedes aegypti. O trabalho será realizado por uma equipe de 30 agente de saúde e de endemias, com o acompanhamento de um caminhão, que fará o recolhimento dos materiais retirados do interior dos imóveis.

 

As visitas serão realizadas das 8h às 12h30. Os agentes estarão identificados com crachás e coletes com a logomarca da Secretaria Municipal de Saúde.

 

CASOS

Conforme a Secretaria de Saúde, de janeiro até o dia 14 de fevereiro a cidade registrou 85 casos positivos de dengue, sem óbitos. Outros 140 casos estão em investigação. Não foram confirmados casos de zika vírus, chikungunya e febre amarela.

 

ACIMA DA MÉDIA

Embora tenha sido apurada a média 2,8% no município, em algumas regiões da cidade a ADL chega a 3,78%, estando próximo do percentual de alto risco indicado pelo Ministério da Saúde. Entre os principais criadouros de larvas encontrados durante o trabalho de busca ativa estão: bebedouro de animais, prato/pingadeiras, plantas cultivadas em água, lonas e encerados, balde/regador, latas e frascos plásticos, entre outros, dispostos principalmente no interior dos imóveis.

 

Por isso, a agente municipal de endemias pede a colaboração da população para que vistoriem seus imóveis e recebam os agentes devidamente identificados, para que possam ser orientados.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.