Araçatuba
Anunciante
SUSPEITA DE CORONAVÍRUS? BIRIGUI MONITORA SINTOMAS DE DOENÇA EM HOMEM VINDO DA ITÁLIA

Infectologista da Santa Casa avaliou paciente e diz que, por ora, quadro clínico é de gripe

Anunciante

Autoridades de Saúde de Birigui monitoram um morador da cidade que chegou de recente viagem da Itália, país que tem apresentado avançado quadro de pacientes com o novo coronavírus, o chamado Covid-19.

De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa, o referido morador deu entrada no Pronto-Socorro Municipal nesta quinta-feira (27), informando que chegou recentemente da Itália e com sintomas de gripe, porém sem febre e sem outras alterações.

Profissionais da área de infectologia da Santa Casa de Birigui, que administra o PS Municipal, avaliaram o paciente e descartaram, num primeiro momento, que os sintomas são de coronavírus, doença que começou a fazer vítimas na China e que está se espalhando pelo mundo.

O paciente avaliado clinicamente em Birigui recebeu alta médica e permanecerá em sua casa, no entanto, sob monitoramento. Caso apresente outros sintomas, como febre, por exemplo, poderá ser submetido a bateria de exames.

Apesar de descartar de imediato a situação apresentada em Birigui, autoridades de Saúde do município notificaram a Secretaria de Estado da Saúde sobre o paciente que veio da Itália e procurou os serviços públicos de saúde com sintomas iniciais de gripe.

PRIMEIRO CASO

Nesta quarta-feira (26), de acordo com a Agência Brasil, o Ministério da Saúde confirmouo primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus (Covid-19). No momento, há vinte casos suspeitos da doença no país. Os casos suspeitos estão assim espalhados: Paraíba (1), Pernambuco (1), Espiríto Santo (1), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2) e Santa Catarina (2) e São Paulo (11). Cinquenta e nove casos suspeitos foram descartados.

Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

Atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na segunda-feira (24), o homem foi submetido a exames clínicos que apontaram a suspeita de infecção pelo vírus. Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova.

“Agora é que vamos ver como este vírus vai se comportar em um país tropical, durante o verão”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Como vai ser o padrão de comportamento deste vírus, que é novo e tanto pode manter o mesmo padrão de comportamento de transmissão que apresentou no hemisfério Norte, onde, nesta época, está fazendo frio”, disse o ministro.

Existe a suspeita de que o morador de Birigui tenha vindo da Itália no mesmo voo em que o paciente confirmado como primeiro caso positivo no Brasil do novo coronavírus.

PREFEITURA TRATA CASO COMO MENTIRA

A Prefeitura de Birigui optou por tratar como "FAKE NEWS" o caso do paciente que procurou os serviços públicos de Saúde com sintomas de gripe, após chegar de viagem da Itália, país onde há uma recorrência de casos do novo coronavírus.

Para a administração do prefeito Cristiano Salmeirão, mais vale negar qualquer coisa que possa causar prejuízos a sua imagem em ano eleitoral que trabalhar qualquer situação, por mínima suspeita que ela carregue, com um pouco mais de seriedade e responsabilidade.

Principalmente, porque o paciente em questão não foi submetido a nenhum exame laboatorial até o momento. Ele apenas passou por consulta clínica de profissionais da Santa Casa de Birigui.

COMO SALMEIRÃO TRATA COISA SÉRIA:


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.