Região 018
Anunciante
MOSQUITOS Birigui registra aumento no índice de infestação pelo Aedes

No levantamento feito em janeiro deste ano Liraa ficou em 3,1%

Anunciante

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui registrou índice de 4,7% no Liraa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) realizado em maio. Houve aumento, se comparado ao levantamento feito em janeiro deste ano, quando o Liraa ficou em 3,1%.
Durante a pesquisa, foram vistoriados 2.424 imóveis, sendo encontrados 113 criadouros com larvas. Dentre os recipientes flagrados estão: plásticos, ralos externos, prato de vaso, pneus, bebedouros de animais, entre outros.
De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (03), pela assessoria de imprensa da Prefeitura, o levantamento foi realizado conforme normas técnicas entomológicas da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), visando o enfrentamento das arboviroses, bem como a intensificação das ações de combate ao mosquito em Birigui.
O aumento do índice preocupa as autoridades do município, que não tem medido esforços para combater e controlar a proliferação do Aedes aegypti.
ARRASTÕES
Diversos arrastões já foram realizados aos sábados para eliminar criadouros e reforçar a conscientização da população. Em parceria com a Sucen, foi realizado também serviço de nebulização em várias regiões.
Além disso, os agentes comunitários de saúde continuam fazendo visitas casa a casa para eliminar focos do mosquito. O monitoramento em pontos especiais, como ferros-velhos e borracharias, também continuam sendo realizados. Além disso, são feitos trabalhos educativos nas escolas, como o projeto Semanão da Prevenção contra o Aedes promovido em cinco escolas municipais, que resultou no recolhimento de quase 20 toneladas de materiais inservíveis.
LEVANTAMENTO
Para o levantamento, a cidade foi dividida em quatro áreas. A área 1, que concentra os bairros da região do Monte Líbano, João Crevelaro, Copacabana, Ivone Alves Palma, Alto do Silvares, Cohab 3, São Braz e Thereza Maria Barbieri, o índice foi de 4,78%. A área 2 que abrange a região do Cidade Jardim, Vila Bandeirantes, Bosque da Saúde, Vila Xavier e Jandaia 2 teve índice de 3,72%.
Na a área 3, que compreende a região dos bairros Distrito Industrial, Novo Parque São Vicente, Vila Isabel Marin, Jardim do Trevo e Vale do Sol, o resultado foi de 4,41%. Já nos bairros da área 4, como Quemil, Silvares, Recanto Verde, Tijuca, Portal da Pérola 1 e 2, Santo Antônio e Jardim Aeroporto, o índice foi de 5,78%.
CASOS POSITIVOS
Conforme a Vigilância Epidemiológica, de janeiro até o dia 30 de maio foram confirmados 6.365 casos positivos de dengue, sendo que outros 99 estão em investigação.
Até o momento, não há nenhum caso positivo de chikungunya, zika vírus e febre amarela, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti em Birigui. (Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui).

 


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.