A Prefeitura de Birigui decidiu, nesta quinta-feira (03), que as aulas presenciais no município, paralisadas em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, não serão retomadas no ano de 2020.
A decisão foi adotada após reunião on-line realizada na tarde desta quinta-feira, entre profissionais das secretarias de Educação e da Saúde de Birigui; membros do Comitê de Crise para o Enfrentamento da Covid-19; da Diretoria de Ensino de Birigui (Rede Estadual); de instituições educacionais privadas e com participação da promotora de Justiça Cláudia Maria Bussolin Curtolo.
A Secretaria de Educação de Birigui informa que os alunos deverão continuar realizando as atividades que estão sendo entregues pelas unidades de ensino do município. A decisão contrária à retomada das aulas presenciais foi unânime por parte das autoridades de Saúde participantes da reunião.
A meta, segundo a administração municipal, é preservar as vidas dos alunos, de seus pais e dos profissionais da Educação, já que a pandemia do novo coronavírus continua sendo uma ameaça.
CONSULTA PÚBLICA
Em Consulta Pública também on-line, realizada recentemente pela secretaria de Educação, 4.130 pessoas responderam sobre o retorno ou não das aulas presenciais. Foram favoráveis à retomada das aulas presenciais apenas 249 pessoas (6,02%), enquanto os contrários à volta dos alunos às escolas municipais foram 3.881 pessoas (93,97%).
DECRETO
Em função da decisão das autoridades de Saúde e Educação, o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão (PTB), publicará decreto oficializando que as aulas presenciais no município serão retomadas somente em 2021. O decreto será publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município nesta sexta-feira (04) – www.birigui.sp.gov.br, no banner Diário Oficial.
A secretaria de Educação de Birigui se coloca à disposição para tirar dúvidas dos pais. O telefone da pasta é o (18) 3643-6180. A sede da secretaria fica na rua Siqueira Campos, número 362, no centro da cidade.